Coronel Fabriciano – G. E. Professor Pedro Calmon


Imagem: HVL

O G. E. Professor Pedro Calmon foi tombado pela Prefeitura Municipal de Coronel Fabriciano-MG por sua importância cultural para a cidade.

Prefeitura Municipal de Coronel Fabriciano-MG
Nome atribuído: Grupo Escolar Professor Pedro Calmon
Outros Nomes: Fachada principal da Escola Estadual Prof. Pedro Calmon
Localização: R. Dr. Querubino, nº 378 – Centro – Coronel Fabriciano-MG

Descrição: O Grupo Escolar Professor Pedro Calmon, como originalmente denominado, foi fundado em 1952, em substituição à antiga Escola Doutor Moacir Birro, que se localizava na Rua Pedro Nolasco. Sua sede é o primeiro prédio escolar construído em Coronel Fabriciano, sendo tombada como patrimônio cultural municipal em 1999. Inicialmente era frequentado pelos filhos das famílias mais influentes da cidade, muitos dos quais obtinham bons resultados em vestibulares de universidades concorridas.
Por outro lado, ao final da década de 1950 a educação fabricianense ainda se mostrava precária, com elevados índices de evasão escolar e analfabetismo. A mesma instituição não suportava a demanda de matrículas, sendo cerca de 800 alunos para uma capacidade máxima de 600 nas salas de aula. Durante algum tempo, funcionaram classes anexas no Salão Paroquial, localizado em frente à escola, situação a qual foi minimizada com a construção de novos grupos escolares na cidade em parceria com o estado a partir da década de 60.
Obteve a menor pontuação no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) dentre as escolas do município e de toda a Região Metropolitana do Vale do Aço em 2010 e novamente em 2011. Passou por obras de revitalização em 2013, cujas metas incluíam a construção de uma quadra poliesportiva, especulada desde 1990, sendo que as aulas de educação física vinham sendo ministradas no pátio da escola.
Fonte: Wikipedia.

Histórico do município: Por suas terras já passaram expedições transportando as riquezas minerais do Brasil e tropeiros, no século XVI. O povoamento foi liberado em 1755 e no decorrer do século XIX, o fluxo de tropeiros levou à formação do povoado de Santo Antônio de Piracicaba na região do atual Melo Viana e à posterior criação do distrito em 1923.
A cidade abrigou os primeiros povoados urbanos do Vale do Aço, Primeiro, vieram os trabalhadores da Estrada de Ferro Vitória Minas e é construída a Estação do Calado, ao redor da qual se estabeleceu o núcleo urbano que corresponde ao Centro de Fabriciano. Depois, os operários que trabalharam da siderurgia regional, deixando um rico patrimônio material e imaterial para a cidade.
Em 1936, houve a instalação da Companhia Siderúrgica Belgo-Mineira, que esteve presente até a década de 60, fortalecendo a formação de um núcleo urbano que culminou na emancipação de Coronel Fabriciano em 27 de dezembro de 1948. Nas décadas de 40 e 50, respectivamente, Coronel Fabriciano passou a sediar os complexos industriais da Acesita e Usiminas, que foram essenciais para o desenvolvimento da cidade. Mas, com a emancipação política de Timóteo e Ipatinga, ocorrida em 1964, as empresas passaram a pertencer aos respectivos municípios.
O crescimento populacional associado à presença das indústrias exigiu o surgimento de bairros e conjuntos habitacionais, forçando ao mesmo tempo a construção de estabelecimentos de saúde, investimentos em lazer e escolas, acentuadamente na segunda metade do século XX.
A manutenção da atividade siderúrgica contribuiu para a formação da Região Metropolitana do Vale do Aço, que corresponde ao segundo maior polo urbano-industrial do Estado, apesar do comércio e da prestação de serviço terem se transformado nas principais fontes econômicas em Fabriciano.
Fonte: Prefeitura Municipal.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Prefeitura Municipal
Wikipedia


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.