A fundação da igreja de Santo Antônio da Barr ocorreu por volta dos últimos anos do século XVII, na Vila Velha, primeiro assentamento de Salvador – BA.
IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Nome atribuído: Igreja de Santo Antônio da Barra
Outros Nomes: Outeiro de Santo Antônio da Barra
Localização: Av. Sete de Setembro, Ladeira da Barra – Salvador – BA
Número do Processo: 122-T-1938
Livro do Tombo Belas Artes: Inscr. nº 139, de 17/06/1938
Descrição: A fundação da igreja ocorreu por volta dos últimos anos do século XVII, na Vila Velha, primeiro assentamento com fins de colonização na cidade. Situado num outeiro, também protegido por legislação federal, o edifício, em alvenaria de pedra e cal, desenvolve-se em nave única, com coro com uma espécie de corredor mais largo que abriga cômodos, na ala esquerda. A sacristia e sala de reuniões ladeiam a capela-mor. A igreja conserva alguns elementos arcaicos, como o acesso ao pavimento superior por escada externa e a cobertura da capela-mor em abóbada de berço em tijolo. Sua fachada possui frontão clássico com óculo, três arcos de acesso no térreo, à maneira de uma galilé, e janelas de peitoril guarnecidas com avental de pedra, ao nível do coro. É ainda flanqueada por torres com cobertura piramidal, revestida de azulejos. A decoração do seu interior é neoclássica.
Observações: O tombamento inclui todo o seu acervo, de acordo com a Resolução do Conselho Consultivo da SPHAN, de 13/08/1985, referente ao Processo Administrativo nº 13/85/SPHAN.
Fonte: Iphan.
CONJUNTO:
Salvador – Outeiro de Santo Antônio da Barra
Salvador – Igreja de Santo Antônio da Barra
Salvador – Forte de Santo Antônio da Barra
FOTOS:
PANORAMA 360 GRAUS 1
PANORAMA 360 GRAUS 2
PANORAMA 360 GRAUS 3
PANORAMA 360 GRAUS 4
PANORAMA 360 GRAUS 5
MAIS INFORMAÇÕES:
Monumento, p. 317
Patrimônio Espiritual
Patrimônio de Influência Portuguesa