A Fazenda da Borda do Campo, em Antônio Carlos-MG, foi inaugurada em 1698, propriedade do Bandeirante paulista Coronel Rodrigues da Fonseca Leme e de seu cunhado Garcia Rodrigues Paes.
IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Nome atribuído: Fazenda da Borda do Campo; incluindo sua sede, capela e sobradinho anexos, inseridos no seguinte perímetro: “Iniciando no portão de pedra da entrada da Fazenda, segue à direita passando pela estrada à frente da capela e do sobradinho, até atingir a cerca”
Localização: Estrada para a Borda do Campo – Antônio Carlos-MG
Número do Processo: 476-T-1984
Livro do Tombo Histórico: Inscr. nº 520, de 13/06/1988
Livro do Tombo Belas Artes: Inscr. nº 591, de 13/06/1988
Descrição: A Fazenda da Borda do Campo foi, originariamente, propriedade do Bandeirante paulista Coronel Rodrigues da Fonseca Leme que, juntamente com seu cunhado Garcia Rodrigues Paes, instalou-se no sítio, em torno de 1698, gerando o primeiro núcleo de povoamento da região de Barbacena. Marco histórico da região do Campo das Vertentes, teve entre os seus proprietários um Inconfidente e a família dos Andradas. O conjunto tombado abrange sede, capela com copiar, relógio de sol, uma edificação anexa denominada sobradinho e o terreno em seu entorno.
Fonte: Iphan.
FOTOS:
PANORAMA 360 GRAUS 1
PANORAMA 360 GRAUS 2
Visitei essa Fazenda Borda do Campo. Conheci a Capela onde eram realizados todos os batismos e casamentos daquela região. Com a inauguração do Igreja Matriz, em Barbacena, esta capela deixou de realizar esses batismos e casamentos. Agora eu pergunto: O que foi feito com os registros desses batismos e casamentos? Será que foram transferidos para a Igreja Matriz ou se encontra em algum museu?