Santo André – G.E. Prof. José Augusto de Azevedo Antunes


Imagem: Condephaat

O projeto do G.E. Prof. José Augusto de Azevedo Antunes foi criado em 1890 por José Van Humbeeck.

CONDEPHAAT – Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico
Nome atribuído: Museu / G.E. Prof. José Augusto de Azevedo Antunes
Localização: R. Senador Fláquer, nº 470 – Santo André -SP
Número do Processo: 24929/1986
Resolução de Tombamento: Resolução SC 60, de 21/07/2010
Publicação do Diário Oficial: Poder Executivo, 11/11/2010, p. 112 a 114
Livro do Tombo Histórico: Nº inscr. 377, p. 103 a 110, 05/09/2011
Código da Secretaria Estadual de Educação: 01.32.112

Descrição: O projeto do edifício destinado a esse primeiro Grupo Escolar da região do ABC, no município de São Bernardo, que foi criado em 1890 esse projeto foi desenvolvido principalmente por José Van Humbeeck, com a participação de outros arquitetos. Nesse projeto, o pátio não é totalmente contornado pela edificação, o que permite uma integração visual com o restante do terreno. No caso do GE de Santo André, a planta foi assinada por José Van Humbeeck, e a fachada por G. B. Maroni.
Exemplar de uma das tipologias de edificação escolar implantadas durante a Primeira República pelo Governo do Estado de São Paulo, como parte da política pública de amplos investimentos feitos para promover a educação básica da população, ministrada fundamentalmente nos Grupos Escolares, e a formação adequada de professores, nas Escolas Normais. As construções resultaram de projetos e obras realizadas pelo Departamento de Obras Públicas (DOP), estrutura ligada à Secretaria da Agricultura responsável por criar e manter a infra-estrutura paulista.
Fonte: Silvia Wolff.

CONJUNTO:
São Paulo – Escolas construídas pelo Governo (1890-1930)

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Centro de Referência em Educação Mario Covas


1 comments

  1. José Luiz Gomes Mendes |

    Estudei nessa escola. Me lembro de coisas boas e ruins. A merenda era ótima. Recebíamos ovos cozidos, banana e maça na saída. Os garotos eram separados das meninas no intervalo. Sofri alguns bullying na época por minha família estar em condições ruins na época e também qdo fui estudar no primeiro dia, chorei de medo pq havia me mudado de cidade e tudo era diferente e estranho. Me fizeram beber vários copos de água até que não aguentasse mais. Tudo para parar de chorar. E foi minha professora na época que fez isso. Nunca esqueci. Mas se fosse hj não sei o que seria desta infeliz professora. As festas juninas eram maravilhosas.
    Tenho saudades dessa escola . O lado bom prevalece sobre o ruim.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *