Itapira – E.E. Dr. Julio Mesquita


Imagem: Google Street View

A E.E. Dr. Julio Mesquita, em Itapira-SP, foi organizado em 1900 pelo inspetor escolar Antonio Rodrigues Alves Pereira, e instalado em 10 de fevereiro.

CONDEPHAAT – Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico
Nome atribuído: E.E. Dr. Julio Mesquita
Localização: R. Campos Salles, nº 35 – Itapira-SP
Resolução de Tombamento: Resolução SC 60, de 21/07/2010
Publicação do Diário Oficial: Poder Executivo, 11/11/2010, p. 112 a 114
Livro do Tombo Histórico: Nº inscr. 377, p. 103 a 110, 05/09/2011
Código da Secretaria Estadual de Educação:
05.10.102

Descrição: O Grupo Escolar Dr. Júlio de Mesquita foi organizado em 1900 pelo inspetor escolar Antonio Rodrigues Alves Pereira, e instalado em 10 de fevereiro daquele ano, por decreto em 1890/97 em edifício construído pelo governo do Estado.
No seu primeiro ano de funcionamento, teve apenas 9 professores; de 1901 a 1904, depois de criado o 5º ano, passaram a funcionar 12 classes com 12 professores para regê-las. Depois da lei que suprimiu o 5º ano dos grupos escolares, ficou com 10 classes, sob a regência de 10 professores. Até 30 de novembro de 1907, 146 alunos haviam concluído ali o curso preliminar.
Exemplar de uma das tipologias de edificação escolar implantadas durante a Primeira República pelo Governo do Estado de São Paulo, como parte da política pública de amplos investimentos feitos para promover a educação básica da população, ministrada fundamentalmente nos Grupos Escolares, e a formação adequada de professores, nas Escolas Normais. As construções resultaram de projetos e obras realizadas pelo Departamento de Obras Públicas (DOP), estrutura ligada à Secretaria da Agricultura responsável por criar e manter a infra-estrutura paulista.Exemplar de uma das tipologias de edificação escolar implantadas durante a Primeira República pelo Governo do Estado de São Paulo, como parte da política pública de amplos investimentos feitos para promover a educação básica da população, ministrada fundamentalmente nos Grupos Escolares, e a formação adequada de professores, nas Escolas Normais. As construções resultaram de projetos e obras realizadas pelo Departamento de Obras Públicas (DOP), estrutura ligada à Secretaria da Agricultura responsável por criar e manter a infra-estrutura paulista.
Fonte: Silvia Wolff.

CONJUNTO:
São Paulo – Escolas construídas pelo Governo (1890-1930)

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Centro de Referência em Educação Mario Covas

 


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *