Marília – Indústrias Reunidas Francisco Matarazzo


Imagem: Google Street View

As Indústrias Reunidas Francisco Matarazzo tiveram sua instalação em Marília-SP iniciada em 1937 e concluída em 1945.

CONDEPHAAT – Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico
Nome atribuído: 
Indústrias Reunidas Francisco Matarazzo
Localização: R. Castro Alves, nº 276 – Centro – Marília-SP
Número do Processo: 26030/88
Resolução de Tombamento: Resolução SC 46, de 18/12/1992
Publicação do Diário Oficial: D.O.E. seção I, 19/12/92, p. 25
Livro do Tombo Histórico: Nº inscr. 307, p. 77 e 78, 28/6/1993
Descrição: A cidade de Marília deve em parte o seu desenvolvimento à instalação do complexo das Indústrias Reunidas Francisco Matarazzo (IRFM), iniciado em 1937 e concluído em 1945. O conjunto destinava-se ao beneficiamento do algodão e arroz. Aos poucos foi diversificando as suas atividades: em 1939, já extraía até o óleo da semente de algodão. Neste período empregava cerca de 400 funcionários. Localizada na área central, próxima à linha férrea, a IRFM chegou a possuir um acesso particular, ligando a indústria à ferrovia, para a carga e descarga dos seus produtos. Em 1975, a IRFM foi completamente desativada e as edificações, parcialmente demolidas. O tombamento, em razão do estado de conservação do conjunto, incidiu apenas sobre as partes mais representativas e que permaneceram íntegras, como a chaminé, sala de caldeiras e o portal da indústria.
Fonte: Chieko Yoshimoto.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
wikipedia


4 comments

  1. Boa tarde, gostaria de saber se existe documentos de funcionários da época que iníciou as atividades, .eu bisavô trabalhou a partir de 1944, estou tentando tirar cidadania italiana.

  2. Andrea Candura |

    Olá, meu nome é Andrea Candura, sou italiano e moro em Finale Ligure, na província de Savona. Quando criança, tive a sorte de viver perto de dois queridos cônjuges. Dos quais seu marido Aldo, trabalhou como capataz na fábrica têxtil Matarazzo. Pena que não tenho fotos, mas apenas a lembrança de suas histórias do que deve ter sido um belo épico, infelizmente interrompido pelo advento da ditadura. Acompanho as atividades culturais do teatro Oficina Uzyna Uzona e a cultura e a história de que sou um grande fã, unem os povos. Escreva para mim agora! [email protected]
    Cumprimentosl

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *