A primeira parte das obras do Teatro Carlos Gomes, em Blumenau-SC, foi concluída em 1939.
FCC – Fundação Catarinense de Cultura
Localização: R. XV de Novembro, nº 1.181 – Blumenau-SC
Número do Processo: Nº 150/2000
Resolução de Tombamento: Decreto Nº 1.070, de 31/03/2000
Santa Catarina – Roteiros Nacionais de Imigração
Descrição: A primeira parte das obras do teatro foi concluída em 1939 (compreendendo a parte externa, salão de festas e restaurante). Neste ano a Sociedade Teatral Frohsinn alterou definitivamente seu nome para Sociedade Dramático Musical Carlos Gomes. O novo teatro foi inaugurado dia 1º de julho de 1939.
A atual Sociedade, que compreendia a fusão da Frohsinn com a Liederkrantz, começava então a conquistar suas primeiras glórias: constituiu a Orquestra e o Coro sob regência do maestro Heinz Geyer.
Heinz Geyer, discípulo do mundialmente famoso Richard Strauss e amigo íntimo do pianista Arthur Rubinstein, chegou a Blumenau no início da década de vinte. No tempo em que esteve à frente das atividades artísticas da Sociedade produziu três óperas e inúmeras peças para canto. A primeira ópera montada na cidade e com artistas locais foi “Preciosa”, de Carl Maria Von Weber.
O Salão de Festas, com pequeno espaço para apresentações, tinha papel muito importante, pois cada espetáculo (teatro, concerto, coral), era completado com um baile.
A sala de espetáculos, coxias, palco giratório com 12 metros de diâmetro, inovação que ainda hoje é prerrogativa de poucos teatros brasileiros, foram inauguradas dia 5 de dezembro de 1942. Neste mesmo ano é criada também a Escola de Ballet do Teatro Carlos Gomes.
Em 1949 surgia nas dependências do Teatro o Conservatório Curt Hering, dedicado ao ensino e prática da música até 1970. Extinto o Conservatório, surge em 1971 a Escola Superior de Música de Blumenau, sob a direção de Oscar Armando Zander. Sua nomenclatura foi alterada para Escola de Música de Blumenau, em 1996, e, atualmente, desde início do ano de 2009, é denominada de Escola de Música do Teatro Carlos Gomes.
Em 1981 é criada a Orquestra de Câmara de Blumenau, por Dieter Hering e a musicista Neyde Coelho, tendo como regente o maestro Norton Morozowicz. Foi considerada pela crítica especializada como o melhor conjunto de câmara do país. Foram várias as turnês realizadas dentro e fora do Brasil.
Numa nova fase formou-se a Academia de Cordas de Blumenau e a partir dela a Orquestra do Teatro Carlos Gomes, que assume o papel de representante musical de uma das mais importantes casas de cultura do Estado. A orquestra dá continuidade à herança cultural recebida, projetando a cidade no meio musical do Estado e do país. Hoje o grupo voltou a adotar o nome Orquestra de Câmara de Blumenau.
Cenicamente o Teatro só volta a receber novo impulso com a criação, em 1969, da Equipe Vira Lata de Teatro. Dirigida por Carlos Roberto Jardim, a equipe trabalha na formação de platéia com montagens infantis. Outro impulso vem em 1984, com a criação do Núcleo de Teatro e Escola – NuTe, que volta suas atividades para o estudo e a formação de novos valores para a arte cênica blumenauense. Em 2004 a Escola de Teatro passou a ser administrada pela Cia. Carona de Teatro, do diretor Pepe Sedrez, recebendo o nome de Carona Escola de Teatro.
Fonte: Site da instiuição.
Histórico do bairro: O bairro Centro foi criado pela Lei nº. 717, de 28 de abril de 1956, pelo Prefeito Frederico Guilherme Busch Junior. O surgimento da cidade deve-se ao Dr. Hermann Bruno Otto Blumenau, que vindo da Alemanha, em 1848, subiu o rio Itajaí-Açu, onde explorou os ribeirões Garcia e Velha e os rios do Testo e Benedito, acompanhado do caboclo canoeiro Ângelo Dias.
Já existiam alguns moradores distribuídos pelo Garcia, Velha e Ponta Aguda, conhecido, por alguns, como Capim Volta. Muitas dificuldades surgiram durante a implantação da Colônia, como a contratação dos imigrantes na Alemanha, os difíceis meios de transporte, os enfrentamentos com os silvícolas, os ataques de feras, as cobras venenosas e as inundações periódicas que destruíram estradas, casas, agricultura e pecuária.
Em 2 de setembro de 1850, chegaram pelo rio os primeiros 17 imigrantes que se instalaram provisoriamente às margens do ribeirão da Velha e depois foram alocados para galpões construídos de ripas de palmitos próximos à desembocadura do ribeirão Garcia.
A marcação dos Lotes Coloniais se iniciou em 28 de agosto de 1852, em direção ao Garcia, pertencendo o lote nº. 1 ao Dr. Blumenau. Sua casa de alvenaria, em estilo enxaimel, foi construída em 1864 e abriga hoje o museu da Família Colonial.
Os lotes da povoação, em número de 15, eram menores que os coloniais, que mediam entre 25 a 30 hectares. Sempre eram reservados áreas para estabelecimento de igreja, cemitério e escola a cada distância de 8 a 10 quilômetros.
No dia 22 de agosto de 1852, chega a Blumenau o Dr. Fritz Müller, o irmão e familiares que haviam desembarcado em São Francisco do Sul. Eles adquiriram um lote cada às margens do ribeirão Garcia.
À medida que eram abertas as picadas, que deram origens às primeiras ruas, os lotes iam sendo demarcados e ocupados, a partir dos ribeirões e do rio Itajaí-Açu. No ano de 1864, estavam demarcados cerca de 630 lotes e ocupados por 2.027 habitantes.
Fonte: Prefeitura Municipal.
Descrição: A implantação da Colônia de Blumenau no ano de 1850 gerou uma das primeiras manifestações da arquitetura dos imigrantes alemães no atual Estado de Santa Catarina. Após alguns anos de luta pela implantação da colônia, iniciou-se um processo construtivo que marca até hoje na arquitetura local: a casa enxaimel. É por meio dessa arquitetura que os imigrantes alemães introduzem uma técnica única em todo o país, marcando esse período com singularidade e admirável beleza.
É pela sua aparência externa, marcada pela técnica construtiva, que os exemplares chamam a atenção. A cobertura bem inclinada em telhas claras, a armação em vigas escuras, as paredes de tijolos aparentes e as molduras das portas e janelas em branco contribuem para dar um encanto especial a essas casas simples e despretensiosas. Apesar da técnica ter sido aplicada largamente nas primeiras décadas, atualmente, na área urbana, esse tipo arquitetônico tornou-se uma raridade.
A maior parte dos exemplares enxaimel estão localizados nas áreas rurais de Blumenau e municípios vizinhos, onde essa arquitetura se difundiu ainda mais e permanecem preservadas. Após esse primeiro período, até o fim do século XIX, Blumenau passou por uma grande mudança em sua arquitetura. As pequenas e singelas casas começam a ser substituídas por edificações maiores, com dois pavimentos e estrutura em alvenaria auto portante, representando uma arquitetura mais refinada, mais confortável, que procura refletir o sucesso da colônia e os anseios da época pelo progresso.
Na Rua XV de Novembro, a principal rua no centro da cidade, existe um conjunto de edificações singulares dessa época.
Fonte: FCC.
FOTOS:
PANORAMA 360 GRAUS 1
PANORAMA 360 GRAUS 2
PANORAMA 360 GRAUS 3
MAIS INFORMAÇÕES:
Site da instituição
Dossiê de Tombamento – Roteiro Nacional da Imigração – vol. 1
Dossiê de Tombamento – Roteiro Nacional da Imigração – vol. 2
Prefeitura Municipal
Seplan