Imagem: Prefeitura Municipal

As Panelas indígenas foram tombadas pela Prefeitura Municipal de Ituiutaba-MG por sua importância cultural para a cidade.

Prefeitura Municipal de Ituiutaba-MG
Nome atribuído: Panelas indígenas
Localização: Casa da Cultura – Av. 3, nº 240 – Ituiutaba-MG
Decreto de Tombamento: Decreto n° 5242/2003
Inventário

Descrição: Panelas Cerâmicas cozidas ao forno, coloração marrom, feitas artesanalmente, tendo uma a boca com bordas e friso e a outra com boca com borda , sem friso. Os tipos de panelas de estilo indígena da pré-história local. Não possuem desenhos, suas paredes são lisas, fundo cônico, provavelmente servia para enterrar no chão.

Necessita de restauração, mas seu estado é bom. Estado bom, hoje encontra-se em exposição, mas é necessária restauração. Foi feita uma restauração em 2007.

Características técnicas: Barro, cerâmica
Características estilísticas: Pré-história do Brasil
Características iconográficas: Utilizadas por pessoas
Dados históricos: Foi achado na beira do Rio Paranaíba, faz parte da pré-história local, onde havia índios caiapós aqui na região.
Fonte: Prefeitura Municipal.

Histórico do município: Ituiutaba é uma fusão de vocábulos tupis que significa ‘povoação do rio Tijuco’. Os primitivos habitantes do município eram ameríndios, pertencentes ao grupo Gê, também chamados caiapós. Uma das tribos que deixaram fama na região foi a dos panariás, muito bem estudada por Alexandre Barbosa, de Uberaba. Por fim ela foi aldeada na atual povoação de São Francisco de Sales, às margens do Rio Grande, no vizinho município de Campina Verde.
Os panariás – assinala o historiador Edelweis Teixeira – deixaram seus vestígios à margem dos rios Tijuco e Prata, além de igaçabas funerárias, aqui e acolá. Praticamente, não houve luta entre os ameríndios e o invasor branco, pois os silvícolas, tão logo verificaram a superioridade de armas dos desbravadores, ou se submeteram e foram agrupados na aldeia de São Francisco de Sales, ou foram expulsos para Goiás e Mato Grosso. As principais artérias de penetração na zona de ltuiutaba foram os rios Prata e Tijuco, principalmente o primeiro. Segundo Dr. Edelweis Teixeira, de Desemboque partiram várias expedições com o objetivo de descortinar e conhecer a região entre os rios Grande e Paranaíba.
Fonte: IBGE.

BENS RELACIONADOS:
Ituiutaba – Casa da Cultura “Altair Alves Ferreira”
Ituiutaba – Panelas indígenas

MAIS INFORMAÇÕES:
IBGE


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *