Lima Duarte – Imagem de Nossa Senhora do Rosário e Sacrário


Imagem: Prefeitura Municipal

A Imagem de Nossa Senhora do Rosário e o Sacrário foram tombados pela Prefeitura Municipal de Lima Duarte-MG por sua importância cultural para a cidade.

Prefeitura Municipal de Lima Duarte-MG
Nome atribuído: Imagem de Nossa Senhora do Rosário e o Sacrário pertencentes a igreja de Nossa Senhora do Rosário
Outros Nomes: Imagem Nossa Senhora do Rosário da Igreja Matriz
Localização: Capela da Igreja Nossa Senhora do Rosário – Praça Juscelino Kubitschek – Lima Duarte-MG
Decreto de Tombamento: Decreto n° 05/1997

Descrição: A Igreja do Rosário foi edificada durante o paroquiado do Pe. Pedro Nogueira, sendo projetada pelo arquiteto alemão Carlos Baumgratz que também traçou a Igreja da Boa Morte em Barbacena. Recebeu sua bênção solene por provisão de Dom Antônio Maria Côrrea de Sá e Benevides, Bispo de Mariana, no dia 20 de abril do ano de 1888 pelo Pe. José Maria Ferreira Veloso, servindo testemunhas o vigário Pedro Nogueira, o tenente-coronel João de Deus Duque, João Antônio de Paiva e o Capitão Manoel Antônio Duque.
Construída na Praça Juscelino Kubitschek, esteve o velho templo servindo aos atos religiosos por longos anos até que no paroquiado do Cônego João Severo Ramos de Oliveira foi reformada completamente com donativos dos fiéis e benfeitores, sendo benta em agosto de 1955, por Frei Sebastião Tauzin.
Até o início dos anos 60 a Matriz de Nossa Senhora das Dores tinha a sua sede transferida para esta Igreja sempre no mês de outubro (dedicado no calendário litúrgico à devoção do Santo Rosário de Maria), e ali eram oficiadas comoventes cerimônias que culminavam com as celebrações da festa ao fim do mês às quais concorriam grande número de pessoas.
A Igreja Nossa Senhora do Rosário é hoje a mais bonita da área urbana, sendo muito procurada para casamentos e outros acontecimentos devido a sua excelente acústica.
No passado era muito procurada pela população negra que ali realizava festas anuais em homenagem à padroeira e que culminavam com a exibição do congado.
Fonte: Prefeitura Municipal.

Histórico do município: Lima Duarte teve, provavelmente, a mesma origem da maioria das cidades mineiras: um grupo de colonos se estabeleceu a beira das estradas que davam para as minerações aí se formou um pequeno núcleo colonial ao redor de uma capelinha que a fé dos nossos antepassados se apressava em erguer. Sua primeira denominação foi Nossa Senhora das Dores do Rio do Peixe, e a origem deste nome se deve a Santa padroeira da primeira capelinha de Nossa Senhora das Dores, mais o fato de ser o município banhado pelo rio do Peixe. Passou a ser chamado mais tarde ?LIMA DUARTE? , em homenagem a um médico e político barbacenense, que muito contribuiu para a emancipação do município, e se chamava José Rodrigues de Lima Duarte.
Conta-se que, em 1781, corria o boato de que no rio do Peixe haviam-se descoberto faisqueiros de bom rendimento, fazendo-se extrativos pela Ibitipoca, apesar da proibição por parte do Governo. Foi apurada a veracidade dom fato, e tendo o próprio governador percorrido a área comentada, foi recebido no nascente arraial do Rio do Peixe com festividades, aproveitando os moradores para lhe pedirem terras de cultura. Reconhecendo a inutilidade das proibições feitas, resolveu o governador permitir se cultivassem aquelas matas e o arraial passou a crescer. A paróquia foi criada em 1881, sendo então dada a denominação de Vila do Rio do Peixe a sede que, ao ser elevada à cidade em 1884, recebeu o nome que conserva ainda até hoje. O primitivo distrito de Rio do Peixe foi criado em 1839 e elevado a freguesia 20 anos depois, em 1859.
Fonte: IBGE.

BENS RELACIONADOS:
Lima Duarte – Igreja de Nossa Senhora do Rosário de Lima Duarte
Lima Duarte – Imagem de Nossa Senhora do Rosário e Sacrário

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
IBGE
Prefeitura Municipal


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *