Monte Alegre de Minas – Banda Municipal Maestro Victal Reis


A Banda Municipal Maestro Victal Reis, de Monte Alegre de Minas-MG, foi fundada em 1920 pelo maestro Hildebrando dos Reis, a princípio denominada Banda Musical Santa Cecília.

Prefeitura Municipal de Monte Alegre de Minas-MG
Nome atribuído: Banda Municipal Maestro Victal Reis (Celebrações)
Localização: Monte Alegre de Minas-MG
Decreto de Tombamento: Decreto n° 3864/2008
Livro de Registro das Celebrações

Descrição: A Banda Maestro Victal Reis foi fundada em 1920 pelo maestro Hildebrando dos Reis, a princípio denominada Banda Musical Santa Cecília. No período das décadas de 1920, 30 e 40, a Banda Santa Cecília apresentava-se em festas religiosas, cívicas além de apresentações dominicais em praça pública. Por ser uma das únicas Bandas de Música da região do Triângulo Mineiro, à época, a Banda Musical Santa Cecília era bastante requisitada nas cidades da região para recepções de políticos, bispos e inaugurações como a chegada da Luz Elétrica da cidade de Itumbiara – GO, além dos festejos de emancipação política das cidades de Centralina – MG e Canápolis – MG, desmembradas de Monte Alegre de Minas.
Em 1941, o maestro Hildebrando dos Reis fora transferido de Monte Alegre de Minas – MG para cidade de Nova Ponte – MG, com seu cargo de Coletor Federal. O maestro Hildebrando Reis que sempre manteve uma escola de música da Banda Musical conseguiu formar inúmeras crianças e jovens na música, especialmente seus filhos, filhas e netos. Com a transferência do maestro Hildebrando em 1941, o mesmo transfere a regência e o comando da Banda para seu filho mais velho, o maestro Victal Reis, que regeu e coordenou a Banda de 1941 até 1991, ano de seu falecimento.
No ano de 1966, por força da Lei Municipal Nº. 613 de 19 de abril de 1966, o então Prefeito Municipal Paulo Bernardes municipaliza a Banda Santa Cecília, que passa a ser denominada Banda Municipal “União Montealegrense Santa Cecília”. Na década de 1950, a Banda foi convidada a recepcionar o ex. Governador do Estado de Minas Gerais e então candidato a Presidência da República Juscelino Kubstcheck. Em 1958 tocou para o ex Presidente JK durante solenidades de inauguração das BRs 365 e 153 que cruzam Monte Alegre de Minas.
Com o falecimento do Maestro Victal Reis em 1991, a Banda Santa Cecília tem suas atividades interrompidas temporariamente. No ano de 1993, o maestro Augusto dos Reis, também filho do maestro Hildebrando Reis retorna de Brasília – DF com sua família, para residir em Monte Alegre de Minas, após curta temporada fora, sendo então convidado pelo então Prefeito Municipal Dr. Ciro Araújo Mendonça para assumir a regência da Banda Municipal, mantendo assim, a tradição familiar à frente da Instituição. Neste período, foi organizada a documentação legal da Banda, instituída uma diretoria regular e criado o CNPJ da banda, tornando-a uma instituição com personalidade jurídica. Em homenagem ao maestro Victal Reis, o então prefeito Eurípedes Lima Andreani sanciona a Lei Municipal Nº. 1.646 de 17 de novembro de 1992, alterando o nome da Banda Municipal “União Montealegrense Santa Cecília” para Banda Municipal Maestro Victal Reis. A Câmara Municipal, em 1.999 declara a Banda Victal Reis de utilidade Pública Municipal pela Lei Nº. 1899 de 31 de maio de 1999.
Em novembro de 2001, a Prefeitura Municipal corta o repasse de subvenção social destinada à Banda e por força do memorando 010/2002, o então Prefeito Municipal Aécio Dantas de Souza anuncia oficialmente a suspensão por tempo indeterminado das atividades da Banda Municipal Maestro Victal Reis, ficando esta Banda desativada até o final de seu mandato. Em 2005, assume o Prefeito Municipal Dr. Último Bitencourt de Freitas, que nomeia ao cargo de Diretor Municipal de Cultura e Turismo o Maestro Leonardo Augusto Reis (neto do fundador da Banda e filho do Maestro Augusto dos Reis), além de ser nomeado oficialmente o novo maestro da Banda. A partir de 2005, a Banda funciona regularmente com músicos amadores e a partir de 2008 passa a contar com um quadro de músicos profissionais renovando o repertório e o foco de atuação para eventos de porte maiores.
Em 2014 o Prefeito Rodrigo de Alvim Mendonça faz grande investimento com a aquisição de 100% de novos instrumentos e a Banda passa a administrar uma escola de música que atende a 300 jovens e crianças inclusive com instrumentos de corda. Ainda em 2014 o Maestro Leonardo Reis cria a Orquestra Sinfônica Popular de Monte Alegre de Minas formada por 50 músicos e alunos da Escola de Música mantida pela Banda. Em parceria com a Escola Estadual Eufrausina Costa Araújo, a Banda conseguiu aprovação em 2014 do Projeto “Mais Cultura Nas Escolas” do Ministério da Cultura, projeto vigente até junho de 2015, estando entre os 5.000 projetos escolhidos entre 32.000 concorrentes em todo Território Nacional. Em 2015 a banda inicia uma série de concertos e salas de espetáculos e teatros de cidades do Triângulo Mineiro e Sul do Estado de Goiás em parceria com corpo de coreógrafos e artistas cênicos unindo dança, música e teatro em um único ESPETÁCULO MUSICAL.

FUNDAÇÃO: 19/04/1920
FORMAÇÃO ATUAL: 30 integrantes
Fonte: Bandas de Minas.

Histórico do município: Mais ou menos no início do século XIX, em 1820 possivelmente, pelas terras onde hoje se localiza o município de Monte Alegre de Minas passava uma picada, ligando as terras de São Paulo com as de Goiás.
Diz-se que uma família cujo chefe era Martins Pereira, em trânsito para Goiás, teve um dos seus membros seriamente enfermo, o que o obrigou a permanência no local.
Fervorosos devotos de São Francisco de Chagas, fizeram ao Santo a promessa de doarem uma gleba de terras para fundação de uma Igreja em sua honra, caso obtivesse a cura do familiar doente.
Alcançada a graça, cumpriram a promessa feita, com a colaboração de duas outras famílias: os Gonçalves da Costa e os Martins de Sá.
Fundou-se dessa forma o arraial que recebeu o nome de Monte Alegre, visto encontrar-se no alto de um monte com vistas excelentes.
A Paróquia tem por orago, São Francisco de Chagas.
Fonte: IBGE.

BENS RELACIONADOS:
Monte Alegre de Minas – Banda Municipal Maestro Victal Reis
Monte Alegre de Minas – Bombardino do Maestro Victal Reis
Monte Alegre de Minas – Saxofone Alto do Maestro Augusto Reis
Monte Alegre de Minas – Saxofone Alto do Professor Tonato
Monte Alegre de Minas – Trompete Selmer do Dr. Miguel Reis
Monte Alegre de Minas – Tuba Helicon do Eugênio Macedo

VÍDEO:

Fonte: Leonardo Reis.

MAIS INFORMAÇÕES:
IBGE
Bandas de Minas


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *