Monte Alegre de Minas – Bombardino do Maestro Victal Reis
O Bombardino do Maestro Victal Reis foi tombado por seu valor Histórico e Cultural presente na evolução da História da Música de Monte Alegre de Minas-MG.
Prefeitura Municipal de Monte Alegre de Minas-MG
Nome atribuído: Bombardino do Maestro Victal Reis (propriedade de Hugo dos Reis)
Localização: Acervo do Departamento Municipal de Cultura e Turismo – Av. 16 de Setembro, n° 640 – Centro – Monte Alegre de Minas-MG
Decreto de Tombamento: Decreto n° 3969/2009
Descrição: Art. 1º – Fica Decretado o Tombamento do Bem Cultural Móvel Bombardino do Maestro Victal Reis, por seu valor Histórico e Cultural presente na evolução da História da Música de Monte Alegre de Minas.
Fonte: Decreto de Tombamento.
Descrição: O eufónio (pt) ou eufônio (pt-BR), bombardino ou êufono é um aerofone da família dos metais, com largo diâmetro cônico, um tipo de tuba tenor um pouco maior que a saxotrompa.
Fonte: Wikipedia.
Descrição: A Banda Maestro Victal Reis foi fundada em 1920 pelo maestro Hildebrando dos Reis, a princípio denominada Banda Musical Santa Cecília. No período das décadas de 1920, 30 e 40, a Banda Santa Cecília apresentava-se em festas religiosas, cívicas além de apresentações dominicais em praça pública. Por ser uma das únicas Bandas de Música da região do Triângulo Mineiro, à época, a Banda Musical Santa Cecília era bastante requisitada nas cidades da região para recepções de políticos, bispos e inaugurações como a chegada da Luz Elétrica da cidade de Itumbiara – GO, além dos festejos de emancipação política das cidades de Centralina – MG e Canápolis – MG, desmembradas de Monte Alegre de Minas.
Em 1941, o maestro Hildebrando dos Reis fora transferido de Monte Alegre de Minas – MG para cidade de Nova Ponte – MG, com seu cargo de Coletor Federal. O maestro Hildebrando Reis que sempre manteve uma escola de música da Banda Musical conseguiu formar inúmeras crianças e jovens na música, especialmente seus filhos, filhas e netos. Com a transferência do maestro Hildebrando em 1941, o mesmo transfere a regência e o comando da Banda para seu filho mais velho, o maestro Victal Reis, que regeu e coordenou a Banda de 1941 até 1991, ano de seu falecimento.
Fonte: Bandas de Minas.
Histórico do município: Mais ou menos no início do século XIX, em 1820 possivelmente, pelas terras onde hoje se localiza o município de Monte Alegre de Minas passava uma picada, ligando as terras de São Paulo com as de Goiás.
Diz-se que uma família cujo chefe era Martins Pereira, em trânsito para Goiás, teve um dos seus membros seriamente enfermo, o que o obrigou a permanência no local.
Fervorosos devotos de São Francisco de Chagas, fizeram ao Santo a promessa de doarem uma gleba de terras para fundação de uma Igreja em sua honra, caso obtivesse a cura do familiar doente.
Alcançada a graça, cumpriram a promessa feita, com a colaboração de duas outras famílias: os Gonçalves da Costa e os Martins de Sá.
Fundou-se dessa forma o arraial que recebeu o nome de Monte Alegre, visto encontrar-se no alto de um monte com vistas excelentes.
A Paróquia tem por orago, São Francisco de Chagas.
Fonte: IBGE.
BENS RELACIONADOS:
Monte Alegre de Minas – Banda Municipal Maestro Victal Reis
Monte Alegre de Minas – Bombardino do Maestro Victal Reis
Monte Alegre de Minas – Saxofone Alto do Maestro Augusto Reis
Monte Alegre de Minas – Saxofone Alto do Professor Tonato
Monte Alegre de Minas – Trompete Selmer do Dr. Miguel Reis
Monte Alegre de Minas – Tuba Helicon do Eugênio Macedo
MAIS INFORMAÇÕES:
IBGE
Bandas de Minas
Wikipedia