Ouro Preto – Celebração do Divino Espírito Santo em São Bartolomeu
A Celebração do Divino Espírito Santo em São Bartolomeu foi registrada pela Prefeitura Municipal de Ouro Preto-MG por sua importância cultural para a cidade.
Prefeitura Municipal de Ouro Preto-MG
Nome atribuído: Celebração do Divino Espírito Santo em São Bartolomeu (Celebrações)
Localização: Distrito de São Bartolomeu – Ouro Preto-MG
Decreto de Tombamento: Decreto n° 3.956/2014
Livro de Registro das Celebrações
Descrição: No município de Ouro Preto acontecem, atualmente, duas Festas do Divino: a de Lavras Novas e a de São Bartolomeu. Embora situadas em um mesmo território – Ouro Preto – essas festas são organizadas por setores diferentes (em Lavras Novas pela Irmandade e em São Bartolomeu, pela comunidade representada pelos festeiros), possuem formas específicas de angariar fundos e prestarem suas homenagens à divindade (em Lavras Novas ocorre a “marujada” e em São Bartolomeu há a Folia do Divino), etc.
Fonte: Bárbara Pereira Mançanares.
Histórico do distrito: São Bartolomeu é um distrito muito conhecido como a terra dos doces artesanais. A tradição dos doces de frutas possui registro como patrimônio imaterial de Ouro Preto, desde 2008. Entre os produtos, o mais famoso é a goiabada cascão. Outro traço local importante é a religiosidade de seu povo, que tem o santo que dá nome ao local como padroeiro: São Bartolomeu, celebrado em agosto, juntamente com a Festa do Divino Espírito Santo.
O distrito ainda possui um belo casario setecentista, sendo que algumas dessas casas contam com oratórios públicos inseridos nas construções. As belezas naturais de São Bartolomeu também devem ser destacadas, já que a localidade fica às margens do Rio das Velhas e é cercada pelo Parque Estadual do Uaimii, o que possibilita os passeios nas trilhas e cachoeiras ao redor da localidade.
Localizado a cerca de 18 km de Ouro Preto, o povoado de São Bartolomeu foi fundado nos anos finais do século XVII pelos bandeirantes, em busca do ouro, sendo um dos mais antigos de Minas Gerais. Entre os vestígios do período áureo, destaca-se a Igreja de São Bartolomeu, localizada no centro do distrito, cujos altares apresentam o Estilo Nacional Português. As características arquitetônicas dessa igreja – com três janelas, torres com telhadinho e cunhais de madeira – é típica das primeiras construções em Minas Gerais.
Fonte: Prefeitura Municipal.
BENS RELACIONADOS:
Ouro Preto – Celebração do Divino Espírito Santo em Lavras Novas
Ouro Preto – Celebração do Divino Espírito Santo em São Bartolomeu
MAIS INFORMAÇÕES:
Bárbara Pereira Mançanares