Aracaju – 43 obras de Horácio Hora
43 obras de Horácio Hora foram tombadas pela Secult-SE e encontram-se no Museu Histórico de Sergipe, em Aracaju-SE.
SeCult-SE – Secretaria de Estado da Cultura de Sergipe
Nome atribuído: Conjunto de telas e desenhos perfazendo quarenta e três (43) obras
Localização: Museu Histórico de Sergipe – Aracaju-SE
Resolução de Tombamento: Decreto nº 18.776, de 02 de maio de 2000
Livro do Tombo Geral: Inscr. fls. 27
Descrição: Bem móvel ligado a história da sociedade sergipana. Produção da segunda metade do século XIX. Conjunto de telas e desenhos perfazendo quarenta e três (43) obras. Propriedade do Estado.
Fonte: SeCult-SE.
Descrição: Horácio Pinto da Hora (Laranjeiras, 17 de setembro de 1853 — Paris, 1º de março de 1890), mais conhecido por Horácio Hora, foi um pintor brasileiro, e um dos mais destacados representantes da pintura do Romantismo. […]
Deixou um conjunto de mais de 300 obras, entre as quais se destacam Peri e Ceci, Miséria e Caridade, Quitanta em Paris, Auto-retrato, Marquesa de Catumbi, Interior de um quarto em Paris, Rua Laffayette e Capitão Hora. O quadro ao lado, Folhas de Outono, está exposto no Museu Mariano Procópio, na sua Grande Galeria Maria Amália. A obra Peri e Ceci está exposta no Museu Histórico de Sergipe, no município sergipano de São Cristóvão. Horácio inspirou-se no romance O Guarani, de José de Alencar, e utilizou na obra elementos de sua própria vida, tais como o cenário e, até mesmo, a imagem de sua irmã para representar Ceci.
Fonte: Wikipedia
CONJUNTO:
Aracaju – Cópia da Tela “A Virgem” de Murilo, de Horácio Hora
Aracaju – Tela “Miséria e Caridade”, de Horácio Hora
Aracaju – 43 obras de Horácio Hora
MAIS INFORMAÇÕES:
Wikipedia