A Igreja de Nossa Senhora do Rosário, em Belém-PA, data da segunda metade do século XVII. Inicialmente uma pequena ermida, erguida pelo esforço dos escravos e pretos.
IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Nome atribuído: Igreja de Nossa Senhora do Rosário
Localização: Belém-PA
Número do Processo: 336-T-1944
Livro do Tombo Histórico: Inscr. nº 273, de 23/05/1950
Livro do Tombo Belas Artes: Inscr. nº 368, de 23/05/1950
Observações: O tombamento inclui todo o seu acervo, de acordo com a Resolução do Conselho Consultivo da SPHAN, de 13/08/85, referente ao Processo Administrativo nº 13/85/SPHAN.
Descrição: Sua construção data da segunda metade do século XVII. Inicialmente uma pequena ermida, erguida pelo esforço dos escravos e pretos, em devoção a Nossa Senhora do Rosário. Em 1725 foi demolida, devido a seu precário estado, e reconstruída no mesmo ano, com dimensões idênticas. Entretanto, o tamanho da igreja não acomodava bem a irmandade, empenhando-se esta então, para angariar fundos para a construção de um templo mais confortável. Foi de grande importância a contribuição do governador Manoel Bernardo de Melo e Castro e do arquiteto José Landi, que além do dinheiro, fez o projeto.
A igreja merece destaque entre os edifícios do Brasil-Colônia, principalmente por ainda conservar, na fachada da rua Aristides Lobo, as janelas com rótulas de urupêma, que segundo consta eram raras no Pará e demonstram a influência árabe nos costumes portugueses. Observa-se também o piso de lajotas vermelhas dos corredores laterais, uma reminiscência do tempo das ermidas. Infelizmente, o pavimento primitivo da nave foi substituído por mosaicos modernos. Apesar de estarem proibidos os sepultamentos dentro das igrejas, desde 1850, a irmandade conseguiu alvará para ali enterrar um de seus beneméritos.
Faz parte também do patrimônio das duas irmandades, Nossa Senhora do Rosário e de São Benedito, os ricos castiçais e lanternas de prata maciça, uma preciosa tela, representando a Virgem Maria, no batistério e documentos manuscritos destas confrarias.
Fonte: Iphan.
FOTOS:
MAIS INFORMAÇÕES:
Iphan
Iphan
Iphan
Patrimônio de Influência Portuguesa
Wikipedia