Belo Vale – Congado
O Congado de Belo Vale-MG foi registrado por sua importância cultural para a cidade. Faz parte do conjunto de Folias de Minas Gerais.
IEPHA – Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico
Nome atribuído: As Folias de Minas
Outros Nomes: Folias de Reis
Localização: Estado de Minas Gerais
Resolução de Tombamento: 06/01/2017
Lista das Folias de Minas (dezembro 2020)
CONJUNTO:
Minas Gerais – As Folias de Minas
Prefeitura Municipal de Vazante-MG
Nome atribuído: Congado
Localização: Belo Vale-MG
Decreto de Registro: Decreto de Registro n° 144, de 14 de novembro de 2016
Livro de Registro das Formas de Expressão: Inscrição n° 01, de 18de novembro de 2016
Dossiê encaminhado e aprovado pelo IEPHA/MG no exercício de 2018.
Descrição: As Festas do Rosário acontecem em Minas Gerais desde os primórdios de seu povoamento. Uma tradição mantida desde os tempos da escravidão africana no Brasil e que se compõe de cortejos, desfiles de reis e rainhas ao som das vozes de componentes das Guardas de congado e batuque das caixas de tambores.
No município de Belo Vale, o Congado são representadas pelas práticas culturais de duas guardas de Moçambique, ambas instituídas no século XX: a Associação do Congado Nossa Senhora do Rosário de Vargem de Santana e a Associação de Guarda de Moçambique Nossa senhora do Rosário de Belo Vale. Esta forma de expressão teve seu reconhecimento oficial como Patrimônio Imaterial Registrado através de Decreto Municipal nº 144 de 14 de
novembro de 2016.
A Guarda de Moçambique de Nossa Senhora de Belo Vale deu início as suas festividades no período de 26/06 a 06/10, que contou com momentos de reza do terço e da ladainha, com celebrações eucarísticas. O domingo, ultimo dia do festejo, foi marcada por uma programação que se estendeu ao longo do dia, com a presença de várias guardas convidadas.
Fonte: Prefeitura Municipal.
Descrição: Também denominadas ternos ou companhias, as folias são manifestações culturais-religiosas cujos grupos se estruturam a partir de sua devoção aos santos como: Reis Magos, Divino Espírito Santo, São Sebastião, São Benedito, Nossa Senhora da Conceição, entre outros. Geralmente, são formados por cantadores e tocadores, podendo apresentar personagens, como reis, palhaços e bastiões, que visitam casas de devotos distribuindo bênçãos e recolhendo donativos para variados fins. Apresentam características regionais e as indumentárias variam de grupo para grupo, podem ser encontrados foliões que utilizam trajes militares, vestes de palhaço, máscaras ou roupas comuns. Os instrumentos que conduzem os cantos são as violas, violão, cavaquinho, pandeiro, bumbos, sanfona e caixas. Possuem como principal elemento simbólico a bandeira e organizam-se a partir de ritos, como o giro ou jornada, encontros, festas e cumprimento de promessas.
A tradição, de origem ibérica, faz parte das celebrações mais antigas e difundidas no estado de Minas Gerais e no Brasil, e, ao longo dos anos, foi se tornando um componente de considerável importância na construção do imaginário, identidade e memória individual e coletiva dos mineiros. As Folias reúnem em torno de si diversas práticas culturais, saberes, formas de expressão, ritos e celebrações, representando uma parte importante do patrimônio cultural mineiro.
Fonte: Iepha.
BENS RELACIONADOS:
Belo Vale – Folia de Reis Mártir São Sebastião
Belo Vale – Folia de Reis Santa Rosa Mística
Belo Vale – Folia de Santos Reis
Belo Vale – Folia Senhor dos Passos