Betim – Antiga Fazenda Ponte Nova


Imagem: Dossiê de Tombamento

A Fazenda Ponte Nova foi uma importante referência espacial e unidade produtiva desde o século XVIII em Betim.

Prefeitura Municipal de Betim-MG
Nome atribuído: Núcleo histórico do Assentamento Dois de Julho do MST
Outros Nomes: Antiga Fazenda Ponte Nova
Localização: Antiga Fazenda Ponte Nova – Rodovia MG 050, km 7 – Betim-MG
Decreto de Tombamento: Homologação: 14/01/2011 publicada no “Órgão Oficial” de 15/01/2011 (atos do Executivo e Legislativo)
Dossiê do Tombamento

Descrição: A Fazenda Ponte Nova foi uma importante referência espacial e unidade produtiva desde o século XVIII em Betim. A ponte sobre o Rio Paraopeba, que ligava o território de Capela Nova do Betim a Mateus Lema ficava em seu interior e nela acampavam viajantes ligados à mineração e ao abastecimento nas Minas Gerais.
No século XIX, com o arrefecimento da produção de metais preciosos, a Fazenda continuou dedicando-se à agropecuária e tornou-se importante referência para a comunidade local, da região hoje conhecida como Vianópolis. Na Fazenda foram implantados diversos equipamento de uso comunitário, como estradas, inclusive a de ferro, capela, cemitério, escola paradas de trem e estabelecimentos comerciais.
Ao longo do século XX, a Fazenda entrou em acentuada decadência econômica até ser declarada improdutiva pelo Instituto Nacional da Colonização e Reforma Agrária (INCRA), em 1990, após o que foi ocupada pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terras (MST). O assentamento instalado na Fazenda denominou-se Dois de Julho, em alusão à data da ocupação da fazenda, e um grupo de mais de sessenta famílias vem, desde então, vivendo o processo de conquista da posse definitiva da terra.
A sede da antiga Fazenda Ponte Nova e seu entorno, incluindo o acampamento do MST, foram tombados como Núcleo Histórico do Assentamento Dois de Julho em janeiro de 2011, pois o conjunto representa mais de três séculos de história de Betim e das mudanças na propriedade da terra e na cultura dos trabalhadores rurais.
Fonte: Prefeitura Municipal.

Descrição: Implantada em uma das extremidades do Platô que configura o Pátio Gramado em frente, ela está implantada a meia encosta, próxima ao Rio Paraopeba, mas distante o suficiente para que esse não ser atingida por esse em caso de inundação. O terreno em que esta implantada a Casa Sede apresenta um declive em relação à Ferrovia que passa a uns 70 metros de distância. Devido a esse declive configura no corpo do edifício um porão, onde segundo relatos orais era utilizado como depósito. Na lateral direita da casa tem uma porteira, essa fecha a estrada que liga o Conjunto Histórico da Fazenda Ponte Nova a Fazenda Mamonas, esta também dentro da propriedade sob a responsabilidade do INCRA/MST, entretanto já se encontra no município de Esmeraldas.
A Casa Sede está localizada no Conjunto da antiga Fazenda Ponte Nova. Região extremamente arborizada, com acesso feito por via de calçamento de pedra, em bom estado de conservação. A rua principal de acesso à antiga sede possui pouco tráfego de veículos, com passagem para um carro, tem um fluxo médio de circulação de pedestres, não tem sarjeta e a drenagem é feita naturalmente. A região é servida energia elétrica e o abastecimento de água potável é feita semanalmente pelo caminhão da prefeitura de Betim. A área é tem baixa densidade de ocupação e algumas fazendas nas redondezas. Predominam em seu entorno áreas com vegetação rasteira e árvores de médio e grande porte, bem como pastos para criação de animais. A região é predominantemente de uso residencial. A configuração espacial do entorno é típico das fazendas mineiras do século XVIII e XIX, situação que é atestada por Auguste de Saint-Hilaire em visita a Minas Gerais no início do século XIX, ao descrever uma fazenda na região de Ubá em Minas Gerias:
A fazenda de Itanguá, que pertencia ao capitãomor Antônio Gomes de Oliveira Meireles, era certamente mais bela que vira depois de Ubá.
Suas construções que estavam caiadas de fresco são dispostas com regularidade em torno de um grande páteo que forma um quadrilátero
alongado, e no meio do qual, segundo o uso do país, se plantou uma enorme cruz. A casa reservada ao proprietário é vasta, e de acordo
com o costume, só o andar superior é ocupado por ele e sua família. (SAINT-HILAIRE, 1975, p. 198)
A descrição realizada pelo naturalista francês para a Fazenda de Itanguá pode ser observada na Fazenda Ponte Nova. É importante salientar que a Casa Sede assume destaque na paisagem entre os demais edifícios do entorno, sendo visualizada de diferentes pontos da propriedade.
Fonte: Dossiê do Tombamento.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Prefeitura Municipal
Governo do Estado


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *