O Panteão da Liberdade e Democracia é um memorial fúnebre patrocinado pela Fundação Bradesco e criado por Oscar Niemeyer.
IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Nome atribuído: Conjunto da Obra do Arquiteto Oscar Niemeyer
Localização: Várias cidades brasileiras
Número do Processo: 1550-T-2007
Tombamento aprovado
Ata da reunião de aprovação do Conselho do Iphan
Nome atribuído: Panteão da Liberdade e Democracia
Localização: Praça dos Três Poderes – Brasília-DF
Descrição: Foi inaugurado em 7 de setembro de 1986, patrocinado pela Fundação Bradesco e doado ao governo brasileiro durante a gestão de José Sarney. Como não se trata de um mausoléu, o termo correto para designar o monumento deveria ser cenotáfio, significando um memorial fúnebre erguido para homenagear alguma pessoa ou grupo de pessoas cujos restos mortais estão em outro local ou estão em local desconhecido. Está localizado na praça dos Três Poderes, em Brasília. Criado por Oscar Niemeyer, apresenta arquitetura modernista simbolizando uma pomba. Possui três pavimentos, somando área total construída de 2 105 m². Sua pedra fundamental foi lançada pelo presidente da França, François Mitterrand, em 15 de outubro de 1985.
Fonte: Wikipedia.
SEC – Secretaria de Estado de Cultura
Processo de Tombamento: De acordo com o Art. 6 da Lei Distrital nº 47/1989, “Os bens tombados pela União, localizados no Distrito Federal, serão inscritos ex officio nos Livros de Tombo definidos no art. 8º desta Lei”.
Fonte: Câmara Legislativa do Distrito Federal.
CONJUNTO:
Várias cidades – Conjunto da Obra do Arquiteto Oscar Niemeyer
FOTOS:
MAIS INFORMAÇÕES:
Fundação Oscar Niemeyer
Luiz Philipe Torelly
Wikipedia