Cabo Frio – Antiga Fazenda Campos Novos


Imagem: Fazenda Campos Novos

A Antiga Fazenda Campos Novos foi fundada em 1648 e construída sobre um sambaqui. Conta com casa, senzala, oficinas, capela e cemitério.

IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Nome atribuído: Sítio da antiga fazenda de Santo Inácio de Campos Novos, situado no Distrito de Tamoios
Localização: Rod. Amaral Peixoto (RJ 106), Km 124 – Cabo Frio-RJ
Número do Processo: 1492-T-2002
Livro do Tombo Arqueológico, Etnográfico e Paisagístico: Inscrito em 15/03/2017
Livro do Tombo Histórico: Inscrito em 03/2015
Livro do Tombo Belas Artes: Inscrito em 03/2015
Uso atual: Secretaria de Agricultura e Abastecimento.

Descrição: O principal argumento para o tombamento do conjunto é a relação entre a fazenda e a Companhia de Jesus, no primeiro período da colonização. Foi tombada toda a área desapropriada pela Prefeitura Municipal e, como entorno uma extensão de 100 metros além desse perímetro. Também foram estabelecidas diretrizes gerais para a área com o objetivo de controlar a ocupação, garantindo a preservação do descampado ao redor e seu domínio sobre a paisagem circundante.
O conjunto rural, remanescente de uma antiga fazenda fundada em 1648 e construída sobre um sambaqui, conta com uma casa, senzala, oficinas, capela e cemitério anexo. Estes, construídos por volta de 1690, constituem importantes e raros exemplares de arquitetura rural jesuítica, caracterizando a sociedade da época. Uma característica importante do projeto é a edificação da igreja integrada com a casa-grande, o que permitia acesso exclusivo às missas através de uma espécie de púlpito lateral, com ligação direta aos aposentos internos da casa.
Fonte: Iphan.

INEPAC – Instituto Estadual do Patrimônio Cultural
Nome atribuído: Sítio histórico da fazenda de Campos Novos
Localização: R. José Rigger – Centro – Angra dos Reis-RJ
Número do Processo: E-18/000.881/2003
Tombamento Provisório: 24/07/2003
Descrição: Implantado numa pequena colina circundada por um amplo descampado, o sítio histórico é remanescente da antiga fazenda de propriedade da Companhia de Jesus. O conjunto arquitetônico do final do século XVII, composto por casa-grande, igreja de Santo Inácio e cemitério, forma uma quadra com claustro interno nos moldes da arquitetura jesuítica dos primeiros séculos da colonização. Com a expulsão dos jesuítas em 1759, a área foi incorporada aos bens da Coroa. Em 1822-1823, as terras foram objeto de reforma agrária. Em 1993, a sede da antiga fazenda foi desapropriada pelo município. Na casa-grande conservam-se os tetos de madeira em forma de gamela. O interior da igreja mantém-se íntegro. A estrutura arquitetônica original jesuítica está preservada e pode ser claramente percebida, apesar dos acréscimos posteriores.
Fonte: Inepac.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Iphan
Inepac
Engemann; Amantino
Site da instituição
Patrimônio de Influência Portuguesa


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *