Comendador Gomes – Igreja Matriz de São Sebastião


Imagem: Prefeitura Municipal

A Igreja Matriz de São Sebastião foi tombada pela Prefeitura Municipal de Comendador Gomes-MG por sua importância histórica para a cidade.

Prefeitura Municipal de Comendador Gomes-MG
Nome Atribuído: Igreja Matriz de São Sebastião
Localização: Praça Manoel Bertoldo da Silva, s/n – Centro  – Comendador Gomes-MG
Decreto de Tombamento: Decreto n° 633, de janeiro de 2017

Descrição: Igreja Matriz de São Sebastião, bem cultural tombado como Patrimônio Cultural, é uma construção de alta relevância histórica para o município, apresenta valor identitário e de memória comendadorense. A construção da Igreja (que antes era uma capela de pau-a-pique) marcou a consolidação do arranjo social e urbano, que possibilitou a expansão e crescimento do primeiro vilarejo emancipado no final da década de 1940. No dia 02 de Janeiro de 1966 deu início a demolição da velha capela e no dia 23 de Dezembro do mesmo ano foi dada a benção a nova Igreja de São Sebastião. A Igreja é uma referência significativa na vida dos moradores do município.
Fonte: Prefeitura Municipal.

Histórico do município: A totalidade das terras que hoje constituem o município de Comendador Gomes, pertenceu aos fazendeiros João Claudino de Freitas, Cristino de Freitas e Idelfonso Luiz de Freitas, donos de extenso patrimônio, que ali se instalaram dedicando-se à exploração de gado zebu e girolando. As terras, apesar de arenosas, eram propícias às pastagens e possuíam água em abundância, atraindo outros criadores de gado.
Por volta do ano de 1900, esses três fazendeiros deliberaram doar parte de suas terras aos padres missionários Lazaristas que se achavam instalados no município de Campina Verde, cumprindo voto que haviam feito antes de ali se fixarem, construíram uma capela, um cemitério e uma escola, determinando-se assim os primeiros marcos para a construção do povoado. Os padres construíram uma capela, e em seu entorno foram construídas as primeiras casas de pau-a- pique, cobertas de capim, dando início ao arraial que recebeu o nome de São Sebastião de Entre Morros, por ser rodeado de morros por todos os lados. Com o passar do tempo o povoado passou a chamar São Sebastião das Areias de Frutal, enquanto seus moradores o chamavam simplesmente de Areias, por causa do terreno bastante arenoso.
Em 7 de setembro de 1923, foi aprovada pela Câmara de Vereadores de Frutal a Lei nº 843, que elevou o povoado a Distrito de Frutal com o nome de Comendador Gomes. O topônimo atual é uma justa homenagem ao jornalista, musicista e político Joaquim Antônio Gomes da Silva, que residiu e faleceu em Frutal e como jornalista, elevou o nome da região em nosso estado, prestou relevantes serviços em prol da emancipação do município.
Alguns homens destacaram-se como beneméritos da localidade e pelo seu trabalho para a emancipação do município, como: Manoel Bertoldo da Silva, Rossemiro Lopes da Silva, Paulino Rodrigues da Silva, Bráulio Ferreira de Assumpção.
Fonte: Prefeitura Municipal.

BENS TOMBADOS RELACIONADOS:
Comendador Gomes – Festa em Louvor a São Sebastião
Comendador Gomes – Igreja Matriz de São Sebastião
Comendador Gomes – Imagem de São Sebastião

FOTOS:


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *