Cruzília – Praça Capitão Maciel
A Praça Capitão Maciel foi tombada pela Prefeitura Municipal de Cruzília-MG por sua importância cultural para a cidade.
Prefeitura Municipal de Cruzília-MG
CMPCC – Conselho do Patrimônio Cultural de Cruzília
Nome atribuído: Bem cultural situado à Praça Capitão Maciel (<2ha)
Localização: Praça Capitão Maciel – Cruzília-MG
Decreto de Tombamento: Decreto n° 505/2003
Histórico do município: Os primeiros habitantes da região foram os faiscadores de ouro vindos provavelmente da província de São Paulo, e que exploraram o ouro de aluvião encontrado nas encosta de morros nas margens de córregos da zona. Ainda hoje, constituem testemunhas da presença daqueles desbravadores várias escavações existentes nas margens de córregos do território municipal. Só após a fase de mineração de ouro, chegaram os primeiros agricultores e senhores de escravos.
Segundo a tradição, em 1858 estabeleceu-se no sopé de uma colina denominada “serrinha” aquele que iniciou o povoado. Trata-se do Capitão Manoel Domingues Maciel, progenitor do Cel. Cornélio Pereira Maciel (prefeito de Cruzília de 1956 até 1959).
Em 15 de agosto de 1862, foi consagrada a primeira capela que recebeu como orago São Sebastião. Em 1873, foi construída a paróquia, sendo seu primeiro vigário o Revmo. Monsenhor João Câncio dos Reis Meirelles.
Em 1920, por influência do Cel. Cornélio Maciel, então vereador à câmara municipal de Baependi, foi instalada no distrito uma pequena usina hidrelétrica para o serviço de iluminação pública e domiciliar, serviço esse hoje bastante reforçado por outra usina.
Fonte: Prefeitura Municipal.
FOTOS:
MAIS INFORMAÇÕES:
Prefeitura Municipal