Ferros – Igreja Matriz de Sant’ana


A Igreja Matriz de Sant’ana foi tombada pela Prefeitura Municipal de Ferros-MG por sua importância cultural para a cidade.

Prefeitura Municipal de Ferros-MG
Nome atribuído: Igreja Matriz de Sant’ana
Localização: Ferros-MG
Decreto de Tombamento: Lei orgânica

Descrição: Curioso é o caso de Ferros, uma pequena cidade incrustada na Serra do Espinhaço, cortada pelo rio Santo Antônio e emoldurada pela serra dos Cocais. Surgida a partir da mineração de ouro e diamantes, o lugar escolheu Santana como padroeira e, para ela, construiu, no último quartel do século XVIII, Matriz tipicamente barroca. Nos anos 1960, a população da cidade envolveu-se num debate intenso, que teve por alvo imediato a alternativa: reforma da antiga Matriz ou sua derrubada (seguida da edificação de nova igreja). Surgiu a campanha pelo “voto verde”, que defendia a construção de nova igreja, em estilo moderno. Contra os “verdes”, organizaram os propugnadores do “voto vermelho”, as pessoas mais conservadoras, que desejavam a preservação da antiga igreja. Ganhou o “voto verde”. E a artista plástica Yara Tupinambá foi chamada para fazer um mural decorativo para o altar da nova e moderna igreja. O painel, chamado “A Árvore da Vida”, continha as figuras de Adão nu e Eva seminua. A polêmica sobre o painel imediatamente grassou entre os moradores, alcançando repercussões nacionais e internacionais.
Tal como Belo Horizonte, que, com o conjunto da Pampulha, almejou assinalar sua opção pela modernidade, também Ferros, no episódio da construção da nova Matriz, enveredou pela busca da modernidade. Observe-se bem. Por meio de um plebiscito, que significa debate, argumentação, uso da razão, deliberação pelo voto, o povo de Ferros decidiu mudar algo importante na cidade. Talvez tenha pensado em se oferecer um projeto de futuro, secularmente construído. Pode ter enxergado, nesse momento, que era dele a responsabilidade, individual e coletiva, de avançar progressivamente na direção de fim determinado, de futuro bem diferente do seu passado, acanhado e tradicional. Ora, não é essa a promessa da modernidade? Uma modernidade incompleta, hipertardia e até inalcançável, é claro. Modernidade de fachada, especialmente numa cidade dominada pela pequena economia agropecuária e relativamente distante das áreas mais dinâmicas de Minas Gerais. Modernidade que se expressa, contraditoriamente, por meio da religiosidade, das formas visíveis do templo católico principal. Igreja e painel do altar que são como “bandeiras” que sinalizam a chegada de tempos distintos, regidos por outras lógicas econômicas, sociais e culturais. A arte prenuncia algo que se deseja, mas que talvez nunca chegue. A arte é, nesse caso, grito e anseio de liberdade dos mineiros que não aceitam a pura repetição do passado.
Fonte: Prefeitura Municipal.

Histórico do município: A origem do nome de nossa cidade provém do fato da exploração que foi feita no Rio Santo Antônio. Grupos exploradores entregaram-se por longo tempo a famosa busca do ouro e diamantes, que diziam ser abundantes em seu cascalho e margens arenosas. Nessa exploração empregavam os mais variados utensílios de ferro que depois de prolongado tempo eram abandonadas às margens do rio. Na medida em que deles precisavam exclamavam: Vamos aos ferros, daí a originalidade do nome de nosso Município: FERROS.
Pela Lei de criação o nome do Município era SantAna dos Ferros. Mas pela Lei n° 843, de 07 de setembro de 1923 o município passou a denominar-se simplesmente Ferros.
Foi fundada por Pedro da Silva Chaves, que era português, muito devoto de SantAna, tendo doado a esta Santa, uma porção de terras. Construiu também uma capela, com o seu nome, colocando aí uma imagem de SantAna. Outros exploradores estiveram aqui antes dele, mas, esse que é considerado o fundador. Esses aventureiros aqui chegaram no século XVIII, aproximadamente em 1712. vieram explorar as riquezas de nossa terra, desbravando as nossas matas, fundando o povoado.
Fonte: Prefeitura Municipal.

BENS TOMBADOS RELACIONADOS:
Ferros – Acervo da Matriz de Santana
Ferros – Acervo Escultório dos Passos da Paixão de Cristo
Ferros – Igreja Matriz de Sant’ana

MAIS INFORMAÇÕES:
Prefeitura Municipal
Prefeitura Municipal
Diocese


1 comments

  1. Felipe L Benevides |

    Minha cidade natal. Lugar onde se encontra uma bela paisagem natural. Rica em águas cristalinas. Rodeada por varias cavernas de pedras sinuosas. Meu lugar…

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *