Florianópolis – Ilha do Campeche


Imagem: Rodrigo Soldon

A Ilha do Campeche, em Florianópolis-SC, foi tombada por sua importância cultural. Existem marcas de ocupação bem antiga da ilha.

IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Nome atribuído: Ilha do Campeche: sítio arqueológico e paisagístico
Localização: Florianópolis-SC
Número do Processo: 1426-T-1998
Livro do Tombo Arqueológico, Etnográfico e Paisagístico: Inscr. nº 126, de 31/10/2001

Descrição: A Ilha do Campeche, em Florianópolis – tombada em 1998 por seus atributos arqueológicos e paisagísticos – possui a maior concentração de oficinas líticas e gravuras rupestres do litoral brasileiro. Localizada no sudeste da Ilha de Santa Catarina, onde estão sítios preservados, a Ilha é um dos paraísos naturais mais exuberantes do país também pelo valor arqueológico, com inscrições rupestres e oficinas líticas. Entre os tesouros deixados pelos povos antigos há inscrições e registros considerados de grande importância por ser a maior concentração desse tipo em um único sítio arqueológico, de todo o litoral brasileiro. São desenhos que lembram flechas e máscaras, símbolos geométricos, um monólito com nove metros de altura e um ponto magnético sinalizado com inscrição rupestre onde as bússolas têm comportamento alterado. O local possui ruínas de armação de baleia, datadas de 1772.
Fonte: Iphan.

Descrição: Situada no litoral do Estado brasileiro de Santa Catarina, no Oceano Atlântico. Faz parte do território do município de Florianópolis. A área da ilha do Campeche é de cerca de 424.857cm. Na direção norte-sul tem cerca de 1620m e na leste-oeste 563m.
Existem marcas de ocupação bem antiga da ilha. Há rochas cobertas de sinais como os encontrados em outras partes do arquipélago. Isto faz com que a ilha seja de interesse arqueológico.
A Ilha foi tombada pelo IPHAN em 2000 e através da portaria 691/2009 que dispõem sobre diretrizes e critérios para conservação da ilha, foi definido a visitação de até 770 pessoas por dia e durante a temporada, meses de dezembro, Janeiro e Fevereiro, em até 800 pessoas, entre os horários das 9h às 17h.
Fonte: Wikipedia.

FOTOS:

PANORAMA 360 GRAUS 1
PANORAMA 360 GRAUS 2

MAIS INFORMAÇÕES:
Wikipedia
UDESC
Iphan
Site da instituição
Cintia Aparecida Pereira Costa Chamas


1 comments

  1. Nadia Fontes (Nadia Muyrah) |

    A Ilha do Campeche é um mundo “dentro” da ilha de Florianópolis. Floripa tem muitos patrimônios de diferentes naturezas. Sobre os muitos sítios de gravuras rupestres e oficinas líticas que tem nessas ilhas, há um importante trabalho do “pescador antropólogo” Adnir Ramos, que ele organizou no seu livro “Divino Gênese”, publicado em 2018 pela Editora Unisul.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *