Ingaí – Festa da Fogueira em Homenagem a São João Batista


Imagem: Prefeitura Municipal

A Festa da Fogueira em Homenagem a São João Batista foi registrada pela Prefeitura Municipal de Ingaí-MG por sua importância cultural para a cidade.

Prefeitura Municipal de Ingaí-MG
Nome atribuído: Festa da Fogueira em homenagem a São João Batista (celebrações)
Localização: Praça de eventos – Ingaí-MG
Decreto de Tombamento: Decreto n° 100/2009
Livro de Registro das Celebrações

Descrição: Festa em homenagem ao Santo Padroeiro da cidade, com missa, procissões, barracas de comidas típicas e bebidas, jogos e leilão de prenda e gado. Show populares, sorteio de brindes, leilão de gado, jogo de bingo e show pirotécnico. A festa da fogueira tradicional, reúne pessoas de todo território nacional, atraí muitas pessoas pelos grandes shows e praça de alimentação que trabalha a culinária regional e também as comidas típicas de junho.
Fonte: Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais.

Histórico do município: Desde a rota dos bandeirantes que vinham de São Paulo e adentravam as gerais, passando pelos numerosos cursos de água da Bacia do Rio Grande, Ingaí ja era povoada. Na segunda metade do século XVII foi Construída a primeira capela, por iniciativa do padre Inácio Franco Torres, em 1775.
Em 1846, ganhou categoria de distrito do município de Lavras do Funil, hoje chamado de Lavras.
Segundo informações de habitantes da época, registradas pelo municipio, em agosto de 1890, houve séria desavença entre moradores do povoado, conhecido como Arraial da Ponte.
O capitão Francisco Pinto de Souza e mais 10 destacados moradores, resolveram sair do arraial e instalar outro povoado no lugar conhecido como Aliança.
Demoliram a Igreja Matriz do Arraial da Ponte e a edificaram em um novo local.
O povoado foi se formando com terras de patrimônio doadas e compradas, ficando logo conhecido como Pinheirinhos, e a matriz como de São Sebastião devido a fundação do novo povoado ter tido seu início no dia 20 de janeiro.
Após a construção da Igreja as famílias começaram a mudar do Arraial da Ponte, pois sentiram que no novo local o desenvolvimento teria maior acesso.
Fonte: IBGE.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
IBGE
Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *