Itaú de Minas – Cia Cimento Portland Itaú


Imagem: Prefeitura Municipal

A Cia Cimento Portland Itaú foi tombada pela Prefeitura Municipal de Itaú de Minas-MG por sua importância cultural para a cidade.

Prefeitura Municipal de Itaú de Minas-MG
Nome atribuído: Cia Cimento Portland Itaú – Conjunto
Outros Nomes: Conjunto Arquitetônico do CECOI (Centro Comercial e Industrial)
Localização: R. Dr. José Balbino – Itaú de Minas-MG
Decreto de Tombamento: Decreto n° 529/2003

Descrição: A cidade sedia a fábrica de cimentos Itaú (CCPI – Companhia de Cimento Portland Itaú), a maior cimenteira do país, que hoje faz parte do grupo Votorantim. A Unidade de Itaú de Minas é uma das maiores unidades fabris do grupo. No que diz respeito a receitas e despesas orçamentárias, as receitas representam 53,4% dos valores e as despesas 46,6%.
Fonte: Wikipedia.

Descrição: Por volta de 1936, os fundadores das primeiras Usinas Hidroelétricas frequentavam a região e, ao verem o trabalho dos caleiros e a enorme quantidade de pedras, resolveram levar algumas amostras para que fossem estudadas na Dinamarca. Com os resultados, comprovaram que as pedras eram de excelente qualidade para a produção de cal e cimento. Em 10 de março de 1937, no escritório da Sociedade Barros, Oliva e Cia., no centro de São Paulo, foi realizada a Assembléia de Constituição da Cia. de Cimento Portland Itaú. A empresa nasceu com o capital de 7 mil contos de réis, dividido em 35 mil ações nominativas, com valor unitário de 200 mil réis. Algum tempo depois, a 450 km de distância, na acanhada Estação Itaú, sudoeste de Minas Gerais, seria construída a primeira fábrica de cimento da empresa e do Estado, sendo a quinta do país. Com a soma do idealismo e do arrojo de seus fundadores, da generosidade da terra Itauense e do trabalho dedicado por gerações, a paisagem rural e familiar foi se modificando, abrindo espaço para mais investimentos e acelerando o ritmo de construções.
Fonte: Prefeitura Municipal.

Histórico do município: Itaú de Minas, município situado no sudoeste de Minas Gerais, a 360 Km da capital mineira, surgiu com o nome de Córrego do Ferro. Com uma área de 150,90 Km2, tem sua altitude máxima, de 1.095m, na cabeceira do Córrego Tebas e a mínima, de 712 m, na foz do Rio Santana.
Segundo o Historiador Antônio Grillo, em meados do século XIX, Joaquim Gomes de Souza Lemos, fazendo o que deve ter sido um dos primeiros levantamentos da divisas do município de Passos, faz referência ao povoado do “Córrego do Ferro”. Era o final do ano de 1870. Contudo, inventários anteriores a esta data e catalogados nos arquivos cartoriais passenses dão conta de atividades de mineração de ferro na localidade ao mesmo tempo em que se referem a caminhos que passam pelo “Morro do Ferro, pelo Córrego do Ferro, Rio São João, Rio Santana” e outros.
Tudo tem origem ainda na primeira metade do século XIX, quando se estabilizavam os arraiais dos “Sertões do Jacuí”, e se configuravam com nitidez os caminhos que os ligavam.
Fonte: Prefeitura Municipal.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Prefeitura Municipal
Prefeitura Municipal
Prefeitura Municipal
Wikipedia


2 comments

  1. Ailton Lopes |

    Trabalhei desde criança no grupo itau e tenho eternas e saúdosas lembranças destes tempos , eu e toda minha familia .
    trabalhei nas unidades de contagem , nova granja ,arcos ,itau de minas ,e curitiba , como profissional de minéraçaõ e mecanica ..
    Conheci pessoalmente os antigos diretores do grupo itau Drs Jorge Oliva Jose Balbino ,Jose Mario , e outros , e posteriormente
    ao Dr. Antonio Ermirio de Morais .

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *