A Casa de Vittore Schiocchet, em Jaraguá do Sul-SC, mescla tipologia, volumetria e planta baixa típicas das arquiteturas de influência alemã e italiana.
IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Nome atribuído: Edificações e Núcleos Urbanos e Rurais relacionados com a imigração em Santa Catarina – Casa Schiocket, Vittório
Outros Nomes: Sociedade Paraná
Localização: Rod. municipal JGS-240 (Estrada Geral Itapocu Hansa), nº 8315 – Nereu Ramos – Jaraguá do Sul-SC
Número do Processo: 1548-T-2007
Livro do Tombo Histórico: Inscrito em 09/2015
Livro do Tombo Belas Artes: Inscrito em 09/2015
Santa Catarina – Roteiros Nacionais de Imigração
Descrição: A Casa Schiocket mescla tipologia, volumetria e planta baixa típicas das arquiteturas de influência alemã e italiana. A planta original era dividida em sala frontal, dois quartos laterais (que eram acessados pela sala) e cozinha ocupando toda a extensão dos fundos. A sala era ligada ao sótão (que também servia como dormitório) por uma escada em “L”.
Em alvenaria autoportante de tijolos aparentes, a casa foi esmeradamente trabalhada nos detalhes e acabamento. A varanda de arcos plenos é sustentada por pilares redondos de alvenaria rebocada, que receberam aplicações em argamassa. Ao lado da casa, um antigo rancho ainda serve como depósito e como garagem, integrando o conjunto construído da propriedade.
Fonte: UDESC.
FCC – Fundação Catarinense de Cultura
Nome atribuído: Sociedade Paraná
Número do Processo: 212/2000
Decreto de Tombamento: n° 5.917, de 21/11/2002.
Descrição: A paisagem é de ranchos e pastagens. A casa Schiocket, construída entre os anos de 1914 e 1922 , teve como idealizador e construtor o Sr. Vittorio Schiocket, seu primeiro proprietário, que ali aplicou os conhecimentos trazidos da terra natal. Segundo o seu bisneto, Vitório Schiocket, ele mesmo confeccionou cada tijolo, adorno de cimento e as pinturas da casa.
A edificação é tipicamente uma arquitetura de colonizadores italianos, com paredes autoportantes de tijolos aparentes, ricos detalhes e ornamentos na fachada, varanda em arcos trabalhados com requinte em relevos e colunas circulares rebocadas.
No interior, destaque para pinturas decorativas e fechaduras. Existe um interessante porão, com fechamento em arcos de alvenaria de tijolos aparentes e pé direito alto, onde foi acrescido um anexo recente e a sala tem dimensões excepcionais.
Fonte: FCC.
FOTOS:
MAIS INFORMAÇÕES:
UDESC
Dossiê de Tombamento – Roteiro Nacional da Imigração – vol. 1
Dossiê de Tombamento – Roteiro Nacional da Imigração – vol. 2
Bom dia,
Não sei com base em que o nome esta escrito dessa forma, o correto é Vittore Schiocchet, essa casa pertenceu ao meu tataravó.
Em suas diversas variações em certidões, em nenhum momento aparece Vittório Schiocket. Ao observar a sua certidão de Nascimento verá que o certo é Vittore Schiocchet.
Boa noite,
Agradecemos pela informação. Corrigimos no título do post.
Atenciosamente,
Equipe iPatrimônio