Mocóca – E.E. Barão Monte Santo
A E.E. Barão Monte Santo, em Mocóca-SP, foi tombada por sua importância cultural. É uma casa térrea, de construção antiga, que antes de abrigar o grupo passou por várias reformas.
CONDEPHAAT – Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico
Nome atribuído: E.E. Barão Monte Santo
Localização: Praça Ademar de Barros, nº 181 – Mocóca-SP
Número do Processo: 24929/1986
Resolução de Tombamento: Resolução SC 60, de 21/07/2010
Publicação do Diário Oficial: Poder Executivo, 11/11/2010, p. 112 a 114
Livro do Tombo Histórico: Nº inscr. 377, p. 103 a 110, 05/09/2011
Código da Secretaria Estadual de Educação: 05.73.102
Descrição: Esse grupo escolar foi criado por decreto de março de 1901, quando era presidente do Estado o Dr. Bernardino de Campos, e o Secretário do Interior era o Dr. Bento Bueno. O grupo foi instalado em prédio doado ao governo, no regime anterior, por Gabriel Garcia de Figueiredo, o Barão de Monte Santo: uma casa térrea, de construção antiga, que antes de abrigar o grupo passou por várias reformas. Ali foram reunidas as primeiras escolas isoladas da cidade por autoria de Samuel Sabater.
Exemplar de uma das tipologias de edificação escolar implantadas durante a Primeira República pelo Governo do Estado de São Paulo, como parte da política pública de amplos investimentos feitos para promover a educação básica da população, ministrada fundamentalmente nos Grupos Escolares, e a formação adequada de professores, nas Escolas Normais. As construções resultaram de projetos e obras realizadas pelo Departamento de Obras Públicas (DOP), estrutura ligada à Secretaria da Agricultura responsável por criar e manter a infra-estrutura paulista.
Fonte: Silvia Wolff.
CONJUNTO:
São Paulo – Escolas construídas pelo Governo (1890-1930)
FOTOS:
MAIS INFORMAÇÕES:
Centro de Referência em Educação Mario Covas