Nova Veneza – Casa de Pedra da Família Bratti


Imagem: Iphan

A Casa de Pedra da Família Bratti, em Nova Veneza-SC, foi construída pelo imigrante Luigi Bratti nos idos de 1891. A construção levou 14 anos.

IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Nome atribuído: Edificações e Núcleos Urbanos e Rurais relacionados com a imigração em Santa Catarina – Casa de Pedra da Família Bratti
Localização: R. Carlos Gorini, s/n – Seção Serraria – Nova Veneza-SC
Número do Processo: 1548-T-2007
Livro do Tombo Arqueológico, Etnográfico e Paisagístico: Inscrito em 09/2015
Livro do Tombo Belas Artes: Inscrito em 09/2015
Santa Catarina – Roteiros Nacionais de Imigração

Descrição: O imigrante Luigi Bratti nos idos de 1891 levou 14 anos para construir as casas-de-pedra que ficam numa parte alta de Nova Veneza com muito verde e num local privilegiado. Quando os imigrantes chegaram na região se depararam com a floresta e muita pedra, foi quando Luigi aproveitou a matéria-prima abundante para edificar sua moradia que contava com uma cozinha e adega, outra era o dormitório e um estábulo. Estas três casas formam um conjunto de casa-de-pedra classificados como “excepcional” pelo IPHAN. Não há na América Latina um conjuntos de casas como estas e no mundo são raríssimas.
Fonte: Iphan SC.

FCC – Fundação Catarinense de Cultura
Nome atribuído:
Conjunto de Pedra
Número do Processo:
172/2000
Decreto de Tombamento:
n° 5.725, de 30/09/2002.

Descrição: O Conjunto de Pedra, como é conhecido, pode ser considerado o mais excepcional conjunto de edificações em taipa de pedra do nosso Estado. Encontra-se implantado em belíssima pastagem, numa suave elevação. Construído em 1892/1915, é constituído por três unidades: o sobrado residencial, a cozinha/cantina e o estábulo.

A taipa, constituída de pedras irregulares sem argamassa, chama atenção pelo tom de ferrugem das pedras da região. As aberturas são em verga reta com elementos de madeira maçiça, trabalhadas toscamente.

A proteção estende-se aos atributos paisagísticos, muros de taipas e caminhos de pedra, além de nascentes de água existentes na propriedade.
Fonte: FCC.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Iphan SC
UDESC
Dossiê de Tombamento – Roteiro Nacional da Imigração – vol. 1
Dossiê de Tombamento – Roteiro Nacional da Imigração – vol. 2


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *