Pedralva – Conjunto Paisagístico Pedra do Pedrão


Imagem: Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais

O Conjunto Paisagístico Pedra do Pedrão foi tombado pela Prefeitura Municipal de Pedralva-MG por sua importância cultural para a cidade.

Prefeitura Municipal de Pedralva-MG
Nome atribuído: Conjunto Paisagístico Pedra do Pedrão (23,8ha ou 12,4 ha?)
Localização: Bairro Estação do Pedrão – Pedralva-MG
Fonte: Prefeitura Municipal.

Descrição: Maciço rochoso com cerca de 300 metros de altura e mais de 1400 de altitude, com vista para os municípios de Pedralva, São José do Alegre, Piranguinho e Itajubá, além de bairros rurais e outros maciços como o Marins e a Pedra Branca. Possui diversas áreas para acampamentos com pastagens cercadas de matas e minas d’água. O paredão de pedra possui várias vias de escalada concluídas, além de ser um lugar frequentado por praticantes de voo livre. Existe uma ruína de pedras sobrepostas, habitação de um antigo eremita chamado Benaias, tendo ali vivido por volta de 1940.
Fonte: Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais.

Como chegar: Partindo da Praça Carneiro de Rezende na Igreja Matriz, seguir pela Rua Coronel Machado até o trevo com a Avenida Presidente Tancredo Neves a 400 metros seguindo sentido São José do Alegre. Seguir por 3,5 quilômetros entrar à esquerda na estrada de terra até a altura do bairro Tamanduá, no primeiro trevo pegar à direita e seguir até o segundo trevo indo pela esquerda, pegando à direita no terceiro trevo e seguir até o bairro Estação do Pedrão. No bairro o visitante deve conseguir um guia local para chegar ao alto da Pedra do Pedrão, no percurso de cerca de 4 KM existe um alambique de pinga do Sr. Genésio. O caminho deve ser feito com veículo quatro por quatro devido dificuldades topográficas e de condições da estrada.
Fonte: Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais.

Histórico do município: O Município de Pedralva, foi descoberto no ano de 1763, pelos Bandeirantes, recebendo então o nome de PEDRA BRANCA DE SANTA CATARINA, em virtude de uma pedra muito branca, existente na serra que divisa este município com o de Natércia (ex Santa Catarina).
O primeiro morador foi o coronel Joaquim Machado de Abreu, importante fazendeiro, capitalista e possuidor de grandes cabedais, tendo sido nomeado Cavalheiro da Ordem de Cristo, por Decreto do Imperador Dom Pedro II. Foi ele o doador do terreno destinado ao patrimônio de freguesia. Em virtude da lei provincial de 14 de julho de 1832, a localidade foi elevada a categoria de Distrito e passou a receber o nome de SÃO SEBASTIÃO DA CAPITUBA. Pela Lei nº 2.650 de 4 de novembro de 1880 passou o Distrito a denominar-se SÃO SEBASTIÃO DA PEDRA BRANCA. Em 30 de outubro de 1884, pela lei provincial nº 3.275, o Distrito foi elevado a categoria de Município, ficando a cidade investida na respectiva categoria de Vila sem fórum, compreendendo 3 distritos: o da Sede, o de São José do Alegre e o de Campos de Maria da Fé. A instalação do Município verificou-se no dia 7 de maio de 1887.
Pela Lei Estadual nº 2 de 14 de Setembro de 1.891, o município de São Sebastião de Pedra Branca, passou a denominar-se PEDRA BRANCA. O nome de Pedra Branca por haver outros em Minas foi permutado no primeiro congresso geográfico de Belo Horizonte em 1909, pelo de BELA VISTA, nome que não adquiriu os termos de aceitação pela população.
Em 1911, pela Lei nº 556, foi desmembrado de seu território, o Distrito de Campo de Maria da Fé que passou a pertencer ao município deste nome. Ficou o município composto de dois distritos, o da Sede e o de São José do Alegre.
No dia 1º de janeiro de 1939, na conformidade do Decreto-Lei Estadual nº 148 de 17 de dezembro de 1938 e normas gerais firmadas pela Lei Orgânica Nacional nº 311 de 2 de março de 1938, Pedra Branca recebeu os foros de Cidade, ficando a sede do Distrito de São José do Alegre, investida na correspondente categoria de Vila.
Em 1º de janeiro de 1944, passou Pedra Branca a denominar-se PEDRALVA (pedra + alva), em virtude do Decreto-Lei Estadual nº 1.058 de 31 de Dezembro de 1943.
Em virtude da Lei Estadual nº 1.039 de 12 de dezembro de 1953, foi desmembrado de seu território o Distrito de São José do Alegre que passou a pertencer ao município do mesmo nome. Ficou o município de Pedralva a partir desta data, composto somente de um Distrito, que é o Distrito da Sede.
Fonte: IBGE.

MAIS INFORMAÇÕES:
IBGE
Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *