Pedrinópolis – Carro de Boi


Imagem: André Koehne

A tradição do Carro de Boi foi registrada pela Prefeitura Municipal de Pedrinópolis-MG por sua importância cultural para a cidade.

Prefeitura Municipal de Pedrinópolis-MG
Nome atribuído: Carro de Boi
Localização: Pedrinópolis-MG

Descrição: […] Os instrumentos de trabalho refletem a rusticidade da época e do lugar. Só as famílias mais abastadas possuíam o arado, pois junto com ele se presume a presença do boi, o que para muitos era custo adicional. Considerando a existência de terras novas e a prática da agricultura de subsistência extensiva, a adoção do arado foi sendo implementada aos poucos, concomitante ao emprego das novas técnicas agrícolas. De resto, o que era comum a todos era a enxada, o enxadão, a picareta, o facão, o machado, a foice, a pá, o cutelo (rabo de galo) e uma carrocinha para os apetrechos, sementes, entre outros.

Dentre esses instrumentos de trabalho o carro de boi merece destaque. À parte a sua utilidade, no que se refere ao translado de mercadorias e gêneros de primeira necessidade, existe à sua volta toda uma construção do imaginário popular que vai desde o seu cantar, até os “causos” dos bois de estimação e da fama que envolve o carreiro “bom de serviço”. Os bois recebem codinomes, que por si só explicitam sua função: Desengano, Desafio, Mestiço, Lobisomem, Soberano, Malhado, Chibante, Brioso. […]
Fonte: Maria Clara Tomaz Machado.

Histórico do município: Por volta dos século XV ao século XVII, viveram índios com avançados conhecimentos em cerâmica. Já em de 1880, se deu o surgimento da Várzea dos Creolos, formada principalmente por escravos fugidos das fazendas da região. O local era ponto de passagem para garimpeiros, nobres como Dona Beija e romeiros. No início do século XX a várzea se tornou um povoado, pertencendo ao Distrito de Santa Juliana que fazia parte do município de Araxá. Em 1948 se tornou Distrito de Santa Juliana, passando a se chamar Pedrinópolis por homenagem ao Coronel Pedro Rodrigues, popularmente chamado de Pedrinho. Essa homenagem deveu-se ao fato de tanto ele, quanto sua família serem populares na região, já que tinham bons tratos com os escravos. No mesmo ano Santa Juliana se tornara município. Em 1963 Pedrinópolis é elevado à categoria de município.

No início dos anos 80, uma leva de imigrantes do sul do Brasil vieram desbravar a região. Com novos conhecimentos em agricultura de cereais (soja e milho), impulsionaram o desenvolvimento agrário na região, que até então se baseava somente na cultura do café, arroz e bovinos. No final dos anos 90, com o aperfeiçoamento tecnológico, e devido sua privilegiada localização, outra diversificação foi acrescentada, os hortifrútis irrigados. Atualmente têm-se começado introduzir na região o cultivo de cana-de-açúcar para produção industrial de álcool e açúcar. Esses últimos pontos foram marcantes para embasar a economia do município ao agronegócio.
Fonte: Prefeitura Municipal.

MAIS INFORMAÇÕES:
Maria Clara Tomaz Machado


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *