Pelotas – Caixa d’Água
A Caixa d’Água, em Pelotas-RS, foi construída em 1875 com elementos pré-fabricados de ferro, tem forma cilíndrica, com diâmetro de 15 m.
IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Nome atribuído: Caixa d’Água localizada na Praça Piratinino de Almeida, antigo Largo da Caridade
Localização: Praça Piratinino de Almeida – Pelotas – RS
Número do Processo: 1064-T-1982
Livro do Tombo Belas Artes: Inscr. nº 561, de 19/07/1984
Descrição: Exemplar de arquitetura industrializada em ferro, com estruturas importadas da Casa Fouila, Fréres & Cia., de Paris, pela Cia. Hidráulica Pelotense, em 1872. Sua construção foi concluída em 1875, pouco depois de iniciado o abastecimento de água potável na cidade. O reservatório, construído com elementos pré-fabricados de ferro, tem forma cilíndrica, com diâmetro de 15 m. Apoia-se em 45 colunas esbeltas, com 8 m de altura, decoradas com detalhes em ferro fundido. No centro, uma escada em caracol conduz ao torreão, coberto por um zimbório, que se constitui num mirante. Localiza-se no centro da praça Piratinino de Almeida e ainda hoje é utilizada em sua função original.
Fonte: Iphan.
Cronologia:
1875 – Montagem da Torre do Depósito (reservatório metálico) na Praça da Caridade, atual Praça Piratiniano de Almeida.
1984 – Tombamento em nível federal pelo IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
2011 – Restauração do Reservatório.
Fonte: Oscar Wother.
FOTOS:
MAIS INFORMAÇÕES:
Aline Montagna da Silveira
Site da Prefeitura
Iphan
Monumenta
Prezado Oscar, é equivocado chamar de escocesa a Caixa d’água da Praça Piratinino de Almeida de Pelotas. Ao que tudo indica, a empresa Hanna Donald & Wilson foi quem instalou o dispositivo, entretanto a fábrica Casa Fouila, Fréres & Cia., está situada em Paris, portanto o reservatório seria Francês.