Pomerode – Casa de Erwin Arndt


Imagem: Iphan

A Casa de Erwin Arndt, também conhecida como Casa da Crista, foi construída em 1908, por Hermann Utech a pedido de Richard Kickhoefel.

IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Nome atribuído: Edificações e Núcleos Urbanos e Rurais relacionados com a imigração em Santa Catarina – Casa Arndt, Erwin (Casa da Crista)
Outros Nomes: Casa da Crista
Localização: R. Progresso, n° 1.241 – Pomerode-SC
Número do Processo: 1548-T-2007
Livro do Tombo Arqueológico, Etnográfico e Paisagístico: Inscrito em 09/2015
Livro do Tombo Histórico: Inscrito em 09/2015
Livro do Tombo Belas Artes: Inscrito em 09/2015
Santa Catarina – Roteiros Nacionais de Imigração

FCC – Fundação Catarinense de Cultura
Nome atribuído:
Casa da Crista
Número do Processo:
089/1998
Decreto de Tombamento:
n° 3.587, de 21/12/1998.

SEPLAN – Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento da Cidade
Nome atribuído: Casa da Crista
Localização: R. Progresso, nº 1241 – Testo Alto – Pomerode-SC
Imóvel de Valor Excepcional – P1 – em conformidade com o Anexo V da Lei Complementar nº 162/08 [Código Urbanístico]
Descrição: Propriedade de Verner Arndt. Construída em 1908. Tombamento Federal.
Fonte: SEPLAN.

Descrição: Foi construída em 1908, por Hermann Utech a pedido de Richard Kickhoefel, seu primeiro proprietário. Segundo depoimento oral, o imóvel teria sido vendido ao Sr. Erwin Arndt, que mora até hoje na casa, logo após o término da sua construção.
As características originais da casa e da implantação da propriedade no lote mantêm-se preservadas. A planta baixa segue a tradicional, neste tipo de construção (varanda, sala e quarto frontais; com cozinha aos fundos, onde há outro quarto; sótão utilizado também como dormitório). Entretanto, destacam-se alguns elementos diferenciados: pé direito alto; singularidades no tratamento das fachadas; fechamento lateral da varanda em madeira, com abertura em arcos; alteamento do solo (embasamento em pedra encimado por pilares de tijolos, deixando a implantação da casa a mais de um metro do solo). Como elemento identificador, a casa apresenta a “crista”, composta de telhas cerâmicas especialmente confeccionadas que ornamentam toda a cumeeira. O coroamento do telhado é elemento raro nas casas da imigração (só foi encontrado em Pomerode em outro único exemplar).
Complementando o conjunto construído da propriedade destaca-se a série de ranchos, de diversos tamanhos e volumetria, formando pátios de serviços e dando apoio às atividades produtivas. Do outro lado da estrada existe mais um rancho de madeira, também de propriedade da família, onde funcionava uma serraria, hoje desativada.
Fonte: UDESC.

Descrição: Esta casa apresenta volumetria típica das demais edificações rurais em enxaimel da região. Ficou conhecida como “Casa da Crista” por apresentar um trabalho em madeira recortada coroando toda a extensão da cumeeira. Sua varanda frontal apresenta fechamento lateral em madeira, sendo relevante destacar o grande número de panos de alvenaria proporcionados pela trama de sua estrutura em enxaimel e o pequeno número de aberturas existentes.
Fonte: FCC.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
UDESC
Dossiê de Tombamento – Roteiro Nacional da Imigração – vol. 1
Dossiê de Tombamento – Roteiro Nacional da Imigração – vol. 2


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *