Pomerode – Casa de Felipe Wacholz


Imagem: Iphan

A Casa de Felipe Wacholz foi tombada por sua importância para a cidade de Pomerode e para o contexto da imigração alemã em Santa Catarina.

IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Nome atribuído: Edificações e Núcleos Urbanos e Rurais relacionados com a imigração em Santa Catarina – Casa Wacholz, Felipe
Localização: R. Progresso, n° 2.320 – Testo Alto – Pomerode-SC
Número do Processo: 1548-T-2007
Livro do Tombo Histórico: Inscrito em 09/2015
Uso Atual: Pousada Casa Wacholz
Santa Catarina – Roteiros Nacionais de Imigração

FCC – Fundação Catarinense de Cultura
Nome Atribuído: Casa Wacholz, Felipe
Localização: R. Testo Alto, nº 6.148, margem esquerda – Testo Alto – Pomerode-SC
Número do Processo: Nº 346/2007 (antigo 051/2007)
Resolução de Tombamento: Roteiros Nacionais de Imigração

SEPLAN – Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento da Cidade
Nome atribuído: Casa de Felipe Wacholz
Localização: R. Progresso, nº 6.148 – Testo Alto – Pomerode-SC

Descrição: Em Santa Catarina, no Vale do Itajaí e, especialmente na cidade de Pomerode, estão alguns dos lugares mais especiais do Brasil. Assim como Ouro Preto, São Luís, Salvador e tantas outras cidades históricas brasileiras internacionalmente reconhecidas, o Vale do Testo Alto é um dos lugares onde a riqueza e a diversidade do Patrimônio Cultural Brasileiro encontram sua maior expressão.
Desde a década de 1980, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) atua nesta região, tendo como uma das atividades principais a realização de estudos sobre o patrimônio – material e imaterial – da imigração no Sul do Brasil.
Milhares de quilômetros foram percorridos de norte a sul do Estado, em todos os municípios e localidades que surgiram a partir das colônias de imigrantes que aqui aportaram em meados do século XIX. Centenas de propriedades rurais foram identificadas e catalogadas e, ao final das pesquisas, concluiu-se que estão em Pomerode alguns dos mais importantes e expressivos exemplares da arquitetura teuto-brasileira, onde as tradições – das festas, da língua, da culinária – sobrevivem e são passadas de geração a geração, onde o contexto cultural está imerso em uma paisagem singular e exuberante.
Fonte: Iphan.

Descrição: Construída no final do século XIX, em estilo enxaimel, é uma das casas mais antigas da região.
Fonte: FCC.

Descrição: Tombamento Federal.
Fonte: SEPLAN.

Descrição: Nos tombamentos Estaduais na região de ocupação teuto-brasileira temos a arquitetura enxaimel figurando no cenário rural, representados pela residência do colono isolada no lote ou por conjuntos comerciais, antigos pontos de parada de rotas comerciais. São, na sua grande maioria, exemplares com estrutura de madeira, em fechamento de tijolos aparentes, sendo comum a formação de desenhos na disposição dos tijolos. Excepcionalmente, nos casos mais antigos, os fechamentos se davam em taipa de mão rebocada. As edificações residenciais possuem grandes inclinações de telhado, disposto em duas águas que cobriam três áreas distintas, varanda frontal, corpo principal e cozinha aos fundos. Estas formam conjuntos com outras unidades de serviço como paiol, estábulos e estufas, sob ranchos de madeira com tratamento rústico e extensos telhados. Estes exemplares encontram-se muito bem representados no município de Pomerode.
Fonte: FCC.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Iphan
UDESC
Site da empresa
Dossiê de Tombamento – Roteiro Nacional da Imigração – vol. 1
Dossiê de Tombamento – Roteiro Nacional da Imigração – vol. 2


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *