Pomerode – Casa de Walter Raduenz


Imagem: Iphan

A Casa de Walter Raduenz está implantada em lote rural da localidade de Testo Alto, em Pomerode. Foi construída em 1932.

IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Nome atribuído: Edificações e Núcleos Urbanos e Rurais relacionados com a imigração em Santa Catarina – Casa Raduenz, Walter
Localização: R. Curitiba, n° 377 – Testo Alto – Pomerode-SC
Número do Processo: 1548-T-2007
Livro do Tombo Arqueológico, Etnográfico e Paisagístico: Inscrito em 09/2015
Livro do Tombo Histórico: Inscrito em 09/2015
Livro do Tombo Belas Artes: Inscrito em 09/2015
Santa Catarina – Roteiros Nacionais de Imigração

FCC – Fundação Catarinense de Cultura
Número do Processo:
203/2000
Localização: R. Curitiba, n° 377 – Testo Alto – Pomerode-SC
Decreto de Tombamento:
n° 5.924, de 21/11/2002

SEPLAN – Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento da Cidade
Nome atribuído: Casa Raduenz
Localização: R. Curitiba, nº 377 – Testo Alto – Pomerode-SC
Imóvel de Valor Excepcional – P1 – em conformidade com o Anexo V da Lei Complementar nº 162/08 [Código Urbanístico]

Descrição: A Casa Raduenz está implantada em lote rural da localidade de Testo Alto, em Pomerode. Foi construída em 1932 e faz parte do conjunto de casas enxaimel da última geração, já possuindo varanda incorporada ao corpo da edificação.
Sua planta baixa reproduz a planta básica da maioria das casas teuto-brasileiras: sala e quarto frontais, cozinha aos fundos. As fachadas exibem toda a estrutura enxaimel e o fechamento em tijolos característico da arquitetura teuto-brasileira. Nas laterais da varanda, os mesmos tijolos desenham arcos que estruturam a abertura. Os apoios da casa também são em tijolo rebocado, postos sobre sapatas de pedra.
Do conjunto construído fazem parte alguns ranchos, localizados mais próximos ou mais distantes da casa, conforme o tipo de atividade que abrigam. O mais próximo da casa é equipado com tacho de cobre, engenho de cana de açúcar e serra para o trabalho diário (como o corte de lenha para o fogão). De acordo com a proprietária, este seria o rancho mais antigo, que recebeu um acréscimo posterior, dobrando suas dimensões.
Fonte: UDESC.

Descrição: A edificação se destaca pelos elementos de composição da varanda, o lambrequim que contorna a parte superior, o fechamento lateral em arco e o guarda-corpo vazado em forma de colmeia, dando-lhe característica marcante. Possui estrutura enxaimel, aberturas em verga reta e cobertura em duas águas, com cumeeira paralela à rua.
Fonte: FCC.

Descrição: Propriedade de Walter Raduenz – Ercia Radunz. Tombamento Federal.
Fonte: SEPLAN.

Descrição: Nos tombamentos Estaduais na região de ocupação teuto-brasileira temos a arquitetura enxaimel figurando no cenário rural, representados pela residência do colono isolada no lote ou por conjuntos comerciais, antigos pontos de parada de rotas comerciais. São, na sua grande maioria, exemplares com estrutura de madeira, em fechamento de tijolos aparentes, sendo comum a formação de desenhos na disposição dos tijolos. Excepcionalmente, nos casos mais antigos, os fechamentos se davam em taipa de mão rebocada. As edificações residenciais possuem grandes inclinações de telhado, disposto em duas águas que cobriam três áreas distintas, varanda frontal, corpo principal e cozinha aos fundos. Estas formam conjuntos com outras unidades de serviço como paiol, estábulos e estufas, sob ranchos de madeira com tratamento rústico e extensos telhados. Estes exemplares encontram-se muito bem representados no município de Pomerode.
Fonte: FCC.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
UDESC
Dossiê de Tombamento – Roteiro Nacional da Imigração – vol. 1
Dossiê de Tombamento – Roteiro Nacional da Imigração – vol. 2


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *