Pomerode – Casa Wunderwald
A Casa Wunderwald foi construída no final do século XIX, pela família Reinke, e é possível que tenha sido a primeira residência da rua.
IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Nome atribuído: Edificações e Núcleos Urbanos e Rurais relacionados com a imigração em Santa Catarina – Casa Wunderwald
Localização: R. Dr. Wunderwald, n° 2467 – Wunderwald – Pomerode-SC
Número do Processo: 1548-T-2007
Livro do Tombo Histórico: Inscrito em 09/2015
Santa Catarina – Roteiros Nacionais de Imigração
FCC – Fundação Catarinense de Cultura
Nome atribuído: Casa Wundervald
Número do Processo: 199/2000
Decreto de Tombamento: n° 5.924, de 21/11/2002.
SEPLAN – Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento da Cidade
Nome atribuído: Casa Wunderwald
Localização: R. Dr. Wunderwald, nº 2467 – Wunderwald – Pomerode-SC
Imóvel de Valor Excepcional – P1 – em conformidade com o Anexo V da Lei Complementar nº 162/08 [Código Urbanístico]
Descrição: A casa foi construída no final do século XIX, pela família Reinke, e é possível que tenha sido a primeira residência da rua.
A planta baixa, com corredor central interligando o acesso a todos os cômodos, é única na região, diferenciando-se da “planta básica” deste tipo de construção, na região (ou seja, quarto e sala frontais e cozinha aos fundos).
Havia um compartimento lateral em relação à casa, demolido pouco antes do falecimento dos antigos proprietários, na década de 1980. O módulo enxaimel corresponde à porção frontal (quarto e sala), sendo a cozinha de madeira.
O telhado de duas águas é coberto por telhas rabo de castor sobrepostas; a presença de marcas de dedos em muitas
delas indica que a maioria das telhas foi fabricada artesanalmente.
Fonte: UDESC.
Descrição: A casa Wunderwald, localizada na área rural do município, pode ser considerada um dos mais importantes exemplares em enxaimel, pelo fato de conviverem na edificação de pequeno porte elementos de composição bem elaborados e requintados, como a porta principal e o elemento de acabamento do beiral, denominado “caixas de vento”. A porta principal é composta de uma folha móvel mais larga e uma faixa também almofadada fixa. Sobre a verga de todas as esquadrias destaca-se um belo trabalho em madeira recortada. Apresenta fechamento em madeira de empena e da cozinha, na extensão do telhado aos fundos.
Fonte: FCC.
Descrição: Tombamento Federal.
Fonte: SEPLAN.
Descrição: Nos tombamentos Estaduais na região de ocupação teuto-brasileira temos a arquitetura enxaimel figurando no cenário rural, representados pela residência do colono isolada no lote ou por conjuntos comerciais, antigos pontos de parada de rotas comerciais. São, na sua grande maioria, exemplares com estrutura de madeira, em fechamento de tijolos aparentes, sendo comum a formação de desenhos na disposição dos tijolos. Excepcionalmente, nos casos mais antigos, os fechamentos se davam em taipa de mão rebocada. As edificações residenciais possuem grandes inclinações de telhado, disposto em duas águas que cobriam três áreas distintas, varanda frontal, corpo principal e cozinha aos fundos. Estas formam conjuntos com outras unidades de serviço como paiol, estábulos e estufas, sob ranchos de madeira com tratamento rústico e extensos telhados. Estes exemplares encontram-se muito bem representados no município de Pomerode.
Fonte: FCC.
FOTOS:
MAIS INFORMAÇÕES:
Iphan
Iphan
UDESC
Dossiê de Tombamento – Roteiro Nacional da Imigração – vol. 1
Dossiê de Tombamento – Roteiro Nacional da Imigração – vol. 2