Recife – Antiga Casa de Câmara e Cadeia


Imagem: Google Street View

A Antiga Casa de Câmara e Cadeia, em Recife-PE, foi tombada por sua importância cultural para o Estado.

Governo do Estado de Pernambuco
CEC-PE – Conselho Estadual de Cultural de Pernambuco
FUNDARPE – Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco

Nome atribuído: Prédio da antiga Casa de Câmara e Cadeia do Recife
Localização: Recife-PE

Livro do Tombo: LIVRO Nº II – EDIFÍCIOS E MONUMENTOS ISOLADOS
Uso Atual: Sede do Arquivo Público Estadual

Descrição: Segundo o parecer, o edifício histórico foi inaugurado em 1732, mas teve sua pedra fundamental assentada em 31 de outubro de 1729, na antiga Rua da Cadeia Nova, hoje denominada de Rua do Imperador. “Em 1824, com a mudança da Câmara Municipal para um prédio nas proximidades da atual Praça Dezessete, o edifício passou a ser inteiramente ocupado pela Cadeia, função que abrigou até 1855, quando seus presos foram transferidos para a Casa de Detenção”, aponta a pesquisa.

“No ano seguinte, o prédio foi ocupado pelo Tribunal da Relação, órgão do poder judiciário, instalado em Pernambuco a partir de 1822, que foi substituído, em 1892, pelo Superior Tribunal de Justiça do Estado. Com a construção de um novo prédio para abrigar o poder judiciário, o Palácio da Justiça, inaugurado em 7 de setembro de 1930, o antigo prédio da Casa de Câmara e Cadeia do Recife foi desocupado e destinado a receber a Biblioteca Pública do Estado”, informa o parecer.

“Enquanto internamente o edifício foi remodelado para receber o novo uso, o seu exterior recebeu elementos decorativos de gosto Neocolonial, no entanto, mantendo-se o partido arquitetônico anterior. A Biblioteca Pública Estadual aí permaneceu até 1975, quando foi inaugurada a sua atual sede, no Parque Treze de Maio. O prédio da antiga Casa de Câmara e Cadeia do Recife passou então a ser ocupado pelo Arquivo Público Estadual, que permanece aí até os dias de hoje”, conclui o parecer.
Fonte: Governo do Estado.

FOTOS:

 


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *