Rio de Janeiro – Antigo Supremo Tribunal Federal


Imagem: Halley Pacheco de Oliveira

A construção do prédio do Antigo Supremo Tribunal Federal, no Rio de Janeiro-RJ, teve início em 1905, como parte integrante do projeto de reformulação urbanística da cidade.

IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Nome atribuído: Casa Av. Rio Branco, nº 241 – Antigo Supremo Tribunal Federal
Localização: Av. Rio Branco, nº 241 – Rio de Janeiro-RJ
Número do Processo: 1280-T-1988
Livro do Tombo Histórico: Inscrição homologada
Uso Atual: Centro Cultural Justiça Federal

Descrição: O Centro Cultural Justiça Federal é um espaço reconhecido por incentivar e garantir o acesso da população às diversas formas de expressão cultural, abrigando exposições, peças teatrais, espetáculos de dança e de música, mostras de cinema, cursos, seminários, palestras, dentre outras. Vinculado à Presidência do Tribunal Regional Federal da 2ª Região, ocupa a antiga sede do Supremo Tribunal Federal na cidade do Rio de Janeiro.
A construção do prédio teve início em 1905, como parte integrante do projeto de reformulação urbanística da cidade, então Capital Federal, e estava destinado, inicialmente, a abrigar a Mitra Arquiepiscopal. Iniciadas as obras, o prédio foi adquirido pelo Governo Federal para a instalação do Supremo Tribunal Federal, que ainda não possuía sede definitiva, e foi inaugurado em 3 de abril de 1909. Projetado pelo arquiteto Adolpho Morales de Los Rios, o edifício é um dos mais importantes testemunhos da arquitetura eclética do país.
O STF ocupou o prédio até 1960, quando da transferência da Capital Federal para Brasília. Desde então,a edificação abrigou o Superior Tribunal Eleitoral, o Tribunal de Alçada e varas da Justiça Federal de 1ª Instancia. Após sete anos de obras de restauração, o prédio foi aberto ao público em 4 de abril de 2001, já como Centro Cultural.
Fonte: Site da instituição.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Site da instituição
Wikipedia


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *