Os Arcos da Lapa, em Rio de Janeiro-RJ, solucionaram o abastecimento de água da cidade, em 1724, com a canalização das águas das nascentes do Rio Carioca.
IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Nome atribuído: Arcos da Lapa ou Aqueduto da Carioca
Outros Nomes: Aqueduto da Carioca; Arcos da Carioca
Cidade: Rio de Janeiro-RJ
Localização: Largo da Lapa – Rio de Janeiro – RJ
Número do Processo: 100-T-1938
Livro do Tombo Histórico: Inscr. nº 5, de 05/04/1938
Descrição: O abastecimento de água para o Rio de Janeiro só foi resolvido no século XVIII, entre 1719 e 1724, com a execução da canalização das águas das nascentes do Rio Carioca, na administração de Aires Saldanha. Foram incluídas nessas obras a construção de um aqueduto entre os morros do Desterro (atual Santa Teresa) e de Santo Antônio, e de um chafariz com dezessete bicas no atual Largo da Carioca. Entretanto, só no governo de Gomes Freire, é que o aqueduto foi concluído. No final do século XIX, foi convertido em viaduto para os bondes de acesso a Santa Teresa. É uma edificação ciclópica de alvenaria, com dupla arcada, estendendo-se desde as faldas do morro de Santa Teresa, ao pé do convento das Carmelitas, até os remanescentes do morro de Santo Antônio, constituindo um dos mais importantes monumentos da acervo arquitetônico da cidade do Rio de Janeiro.
Uso Atual: Viaduto dos Bondes de Santa Teresa
Fonte: Iphan.
FOTOS:
MAIS INFORMAÇÕES:
Secretaria de Estado de Cultura
Wikipedia
Boa tarde,
Gostaria que me indicassem o email da entidade responsável pelo Aqueduto da Carioca.
Atentamente
Isabel Pereira
Boa tarde,
Encontramos a seguinte informação online:
“Através do Decreto nº 21.846 de 18 de julho de 2001, a responsabilidade do Sistema de Bondes de Santa Teresa, foi transferida da CTC para a Companhia Estadual de Engenharia de Transportes e Logística (CENTRAL), empresa estatal fluminense responsável pelo transporte de passageiros”.
Av. Nossa Senhora de Copacabana, 493 – 5° Andar – Copacabana, Rio de Janeiro, RJ – CEP 22.031-000
Atendimento: Seg-Sex 08:00-17:00
Telefone: (21) 2333 – 9114
E-mail: [email protected]
Atenciosamente,
Equipe iPatrimônio