Rio de Janeiro – Escola Nacional de Engenharia


Imagem: Eugenio Hansen

A Escola Nacional de Engenharia, em Rio de Janeiro-RJ, foi tombada por sua importância cultural.

IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Nome atribuído: Edifício Sede da Escola Nacional de Engenharia (Largo de São Francisco )
Cidade: Rio de Janeiro-RJ
Localização: Largo de São Francisco, Centro – Rio de Janeiro – RJ
Número do Processo: 615-T-1960
Livro do Tombo Histórico: Inscr. nº 342, de 11/04/1962

Descrição: Projetado inicialmente como Sé do Rio de Janeiro, o prédio foi, contudo, adaptado para servir como Escola Militar e posteriormente como Escola Politécnica. A origem do ensino da Engenharia no Brasil remonta às “aulas de artilharia e uso de fogos artificiais”, criadas em 1738 e ministradas na antiga Casa do Trem, hoje Museu Histórico Nacional.
Em 1810 esse ensino foi reorganizado e então criada a Academia Real Militar, passando a funcionar no mesmo local onde se encontravam remanescentes da construção da Sé, iniciada em meados do século XVIII, no Largo de São Francisco. Depois de 1842, teve a denominação de Escola Militar, após 1856, de Escola Central, de 1874 a 1937, de Escola Politécnica e depois de Escola Nacional de Engenharia até quando foi transferida para a Cidade Universitária, na Ilha do Fundão, tendo sido ocupado o prédio pela Faculdade de Ciências Sociais. No ano de 1826, Pedro José Pézerat realizou projeto para a fachada do prédio, que originalmente foi construído com dois pavimentos, sendo acrescido mais um andar entre os anos de 1903-1905 e, finalmente o último entre 1948-1955. Na ocasião da construção do terceiro andar, o pórtico central da fachada foi alterado, tendo, no entanto, sido mantido o aspecto classizante de sua composição.
Encontra-se presentemente bastante adulterado, por obras de acrescentamento e de reformas que aí foram empreendidas. Seu aspecto original pode, no entanto, ser conhecido por uma das gravuras de autoria de Bertischem, que aprece no álbum intitulado “Rio de Janeiro e seus Arredores”, de 1846.
Uso Atual: Universidade Federal do Rio de Janeiro. Faculdade de Ciências Sociais.
Fonte: Iphan.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Site da instituição
Wikipedia


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *