O Paço Imperial, em Rio de Janeiro-RJ, foi tombado por sua importância cultural. Construído em estilo colonial, em 1713 , para guardar armas e munições reais.
IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Nome atribuído: Paço Imperial
Outros Nomes: Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos: prédio
Localização: Praça Quinze de Novembro, nº 48, Centro – Rio de Janeiro – RJ
Número do Processo: 159-T-1938
Livro do Tombo Histórico: Inscr. nº 9, de 06/04/1938
Livro de Belas Artes: Inscr. nº 23, de 06/04/1938
Descrição: O Paço Imperial guarda vários capítulos da história da cidade. Construído em estilo colonial, em 1713 , para guardar armas e munições reais, ele foi Palácio dos Vice-Reis e sede administrativa do Reino Unido do Brasil, Portugal e Algarves. Em seus salões ficaram registrados episódios como a aclamação dos imperadores Dom Pedro I e II, o Dia do Fico e a assinatura da Lei Áurea.
Após a proclamação da República, sediou o Departamento de Correios e Telégrafos e hoje funciona como centro cultural. Possui uma biblioteca com acervo, doado pelo arquiteto e historiador de arte Paulo Santos, de cerca de oito mil volumes e 250 títulos de periódicos. Há obras raras dos séculos 16, 17 e 18 sobre arquitetura, engenharia, literaturas brasileira e portuguesa. O espaço conta com restaurante, bistrô, sala de exposições e o atelier Sergio Camargo, que exibe 75 obras do escultor.
Fonte: Secretaria de Estado de Cultura.
MAQUETE VOLUMÉTRICA:
FOTOS:
VÍDEO:
Fonte: Iphan/RJ.
PANORAMA 360 GRAUS 1
PANORAMA 360 GRAUS 2
PANORAMA 360 GRAUS 3
PANORAMA 360 GRAUS 4
MAIS INFORMAÇÕES:
Multirio
Portal do Patrimônio
Secretaria de Estado de Cultura
Site da instituição
Patrimônio de Influência Portuguesa
Wikipedia