Salinas – Antiga Cadeia Pública
A Antiga Cadeia Pública foi tombada pela Prefeitura Municipal de Salinas-MG por sua importância cultural para a cidade.
Prefeitura Municipal de Salinas-MG
Nome atribuído: Antiga Cadeia Pública
Localização: Praça Floriano Peixoto – Salinas-MG
Uso Atual: Fundação Municipal de Cultura – Cadeia Velha
Descrição: A Fundação de cultura esta instalada esta instalado no prédio construído em 1922 para abrigar presos condenados, as instalações foram, recuperadas em 2010, o prédio restaurado e na praça Floriano Peixoto adjacente foi construído um pequeno espaço para apresentações artísticas, em que é utilizada ocasionalmente pelos próprios professores contratados pela Fundação.
A Fundação Municipal de Cultura foi criada com o fim de desenvolver e administrar as ações culturais do Município de Salinas, objetivando dar celeridade aos processos de realização de eventos, além de centralizar num mesmo ambiente jurídico todas as fazes administrativas.
Fonte: Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais.
Histórico do município: A grande investida por estas paragens principiou em 13/06/1554, quando o desbravador Francisco Bruzza Espinosa partiu de Porto Seguro/BA e percorreu toda essa região do Norte de Minas, chegando até o Jequitinhonha, Rio Pardo, Serra das Almas, Itacambira etc.
Um século depois, em 1663 o famoso Conde da Ponte, por concessão de sesmaria, compras, iniciou a ocupação desta região. Por volta de 1698, o bandeirante Antônio Luiz dos Passos estabelecia uma fazenda de criação de gado às margens do Rio Pardo, e daí percorreu toda essa região, a procura de riquezas. Numa dessas incursões chegou às margens de um rio pouco caudaloso e encontrou ricas jazidas de salgemas, produto precioso por ser oficial naqueles ermos. Os índios que habitavam esta região eram os Tapuias da Nação G.
Felisbello Freire, no seu libro “História Territorial do Brasil”, registrou a primeira concessão de uma sesmaria no município de Salinas em nome do Capitão Inácio de Souza Ferreira em 16/01/1734, cujo nome era sitio que se chama São José.
Em petição datada de 05/04/1830 o Capitão Mor Theodoro de Sá e sua consorte, declaram que são donos e proprietários da fazenda “Pé da Serra” (Matrona), que a mais de noventa anos eram donos dessas terras através de inventário, conforme escrituras na era de 1735.
A Câmara Municipal de Minas Novas/MG, em 30/04/1830, respondia a uma informação de sua Majestade Imperial, dizendo que “o povo da Fazenda da Salinas ergueu uma Casa de Oração sem licença do prelado e sem provisão imperial em 1828”.
[…]
Em 04/10/1887 pela Lei 3485 a Vila de Santo Antônio de Salinas foi elevada a categoria de cidade. Em 14/071891 sob a presidência da Câmara Municipal, era aprovado o estatuto do município de Santo Antônio de Salinas.
Em 16/06/1892 era instalada a Comarca de Santo Antônio de Salinas, sendo o nosso primeiro Juiz de Direito o Dr. Francisco de Assis Freitas e o nosso primeiro promotor de justiça o Tenente Coronel Rebeldino Pinto Coelho..
Em 07/09/1923, é mudada a denominação de Santo Antônio de Salinas para SALINAS / MG, e no ano de 1932 tomou posse o nosso primeiro prefeito municipal (nomeado), Dr. Clemente Medrado Fernandes.
Fonte: Prefeitura Municipal.
FOTOS:
- Imagem: Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais
MAIS INFORMAÇÕES:
Prefeitura Municipal
Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais