Salvador – Capela de Nossa Senhora da Escada
A Capela de Nossa Senhora da Escada, em Salvador-BA, foi tombada por sua importância cultural.
IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Nome atribuído: Capela de Nossa Senhora da Escada
Localização: Av. Suburbana, s/n – Escada – Salvador-BA
Número do Processo: 560-T
Livro do Tombo Histórico: Inscr. nº 340, de 11/04/1962
Descrição: A capela foi construída por Lázaro Arévolo, em terras de sua propriedade, sendo doada aos jesuítas em 1572. Implanta-se a capela sobre uma pequena colina voltada para o mar, à margem do acesso ferroviário da Av. Suburbana, ao norte da cidade. Construída em alvenaria de pedra e tijolo, a capela possui alpendre, nave, coro, capela-mor, sacristia e sineira em arco localizada ao lado da epístola. Sua planta é uma transição das antigas capelas rurais – de espaço único – e aquelas de partido em “T”, que justapõem sacristia e consistório à capela-mor. Apresenta nave única e capela-mor e sacristia num corpo que se distingue do restante da edificação. O alpendre ou copiar, elemento frequente nas construções rurais dos primeiros séculos de colonização, foi substituído por um com tacaniça em lugar daquele em duas águas – então existente – , quando o SPHAN restaura o prédio em 1966. É também desta época a fachada atual, que procura reestabelecer a concepção original do edifício. O púlpito com bacia monolítica e sineira, tem acesso por escadarias externas. O altar-mor é do séc. XIX, pisos e forros do século XX. No seu interior, encontra-se uma imagem de Nossa Senhora, do séc. XVIII.
Observações: O tombamento inclui todo o seu acervo, de acordo com a Resolução do Conselho Consultivo da SPHAN, de 13/08/85, referente ao Processo Administrativo nº 13/85/SPHAN.
Fonte: Iphan.
FOTOS:
MAIS INFORMAÇÕES:
Patrimônio de Influência Portuguesa
Cultura Todo Dia
Groetelaars; Amorim
Wikipedia
a igreja hoje estóa completamente descaracterizada, podemos dizer que é um falso histórico, dos jesuítas só tem a arquitetura mas a construção e do século XX.