Salvador – Igreja do Pilar


Imagem: Google Street View

A Irmandade do Pilar é instituída na Bahia em 1718, mas a edificação de sua igreja só tem início em 1756, quando recebe autorização para o desmonte da encosta do terreno.

IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Nome atribuído: Igreja do Pilar
Outros Nomes: Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar; Igreja de Nossa Senhora do Pilar da Praia; Igreja de Nossa Senhora do Pilar
Localização: Rua do Pilar, s/n, Pilar – Salvador – BA
Número do Processo: 122-T-1938
Livro do Tombo Belas Artes: Inscr. nº 128, de 17/06/1938

Descrição: A Irmandade do Pilar é instituída na Bahia em 1718, mas a edificação de sua igreja só tem início em 1756, quando recebe autorização para o desmonte da encosta do terreno – que lhe era fronteiro – visando a construção do adro da igreja. Completa o conjunto arquitetônico o cemitério, edificado em 1799, num nível mais elevado do terreno, em feições neoclássicas. A igreja caracteriza-se por possuir planta alongada, comum na arquitetura mineira, onde os corredores laterais à nave com coro são suprimidos e reduzidos, na capela-mor, a estreitas ligações com a sacristia transversal. Sua fachada apresenta portas e janelas coroadas por frontões retilíneos e curvilíneos sem entablamento, de tendência neoclassicizante, que não vingou na Bahia. O corpo central apresenta, contudo, frontão de tratamento rococó e torre lateral com terminação à Mansard. No seu interior, destaca-se a talha neoclássica e as inúmeras pinturas em tela, atribuídas a José Joaquim da Rocha – séc. XVIII. Destaque também para as pinturas do forro atribuídas a José Teófilo de Jesus.
Observações: O tombamento inclui todo o seu acervo, de acordo com a Resolução do Conselho Consultivo da SPHAN, de 13/08/1985, referente ao Processo Administrativo nº 13/85/SPHAN.
Fonte: Iphan.

FOTOS:

VÍDEO:

Fonte: Secretaria de Comunicação da Bahia

MAIS INFORMAÇÕES:
Arquidiocese de Salvador
Monumenta, p. 333
Patrimônio de Influência Portuguesa


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *