São Bento do Sul – Casa de Edeltraud Eichendorf


Imagem: Google Street View

A Casa de Edeltraud Eichendorf, em São Bento do Sul-SC, possui mais de cem anos. Mescla enxaimel e alvenaria autoportante de tijolos aparentes.

IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Nome atribuído: Edificações e Núcleos Urbanos e Rurais relacionados com a imigração em Santa Catarina – Casa Eichendorf, Edeltraud
Localização: Estrada D. Francisca, n° 158 – São Bento do Sul-SC
Número do Processo: 1548-T-2007
Livro do Tombo Histórico: Inscrito em 09/2015
Santa Catarina – Roteiros Nacionais de Imigração

Descrição: A casa possui mais de cem anos e na maior parte do tempo pertenceu à família Eichendorf, tendo sido recentemente vendida ao Sr. Steffen, que aluga o imóvel para outras duas famílias.
A construção mescla dois sistemas estruturais: enxaimel e alvenaria autoportante de tijolos aparentes. Tem volumetria alteada. As paredes internas também mesclam técnicas construtivas distintas: algumas paredes são em madeira, outras em enxaimel com preenchimento de taipa rebocada.
A fachada frontal abriga uma varanda em toda a sua extensão, incorporada ao projeto original e dotada de lambrequim simplificado e parapeito formado por peças verticais de madeira.O guarda corpo era formado por interessante ripado de madeira, que foi suprimido A composição da fachada é assimétrica e a planta é diferenciada das tipologias usuais. Há pinturas decorativas no interior da casa.
Os espaços estão distribuídos em seis ambientes, mais a varanda. Da varanda há acesso à sala de estar. A partir dessa, chega-se a outros dois cômodos: um dormitório frontal e outro ambiente, hoje desocupado, que pode ter sido utilizado como sala de refeições; neste último se encontra a escada que dá acesso ao sótão e uma porta que leva a mais um quarto (lateral) e à cozinha (aos fundos). Não existe espaço reservado exclusivamente para circulação, que acontece permeando os ambientes
Fonte: UDESC.

Descrição: Edificação com uma das fachadas laterais e parede interior enxaimel e demais fachadas em alvwenaria auto-portante aparente. Rica em detalhes de alvenaria. Varanda frontal original com piso de tábuas largas, peitoril com ripado de madeira e lambrequins também em madeira.
Cobertura em duas águas e telhas francesas, com inclinação acentuada, prolongando-se sobre a varanda. Grande volumetria. Aberturas verticalizadas, com janelas e portas de madeira com verga reta. Porta principal em duas folhas. Sofreu acréscimo de anexos nos fundos, para a introdução de banheiro, lavanderia e garagem.
Fonte: Prefeitura Municipal.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Iphan
UDESC
Dossiê de Tombamento – Roteiro Nacional da Imigração – vol. 1
Dossiê de Tombamento – Roteiro Nacional da Imigração – vol. 2


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *