A Casa de Waldemiro Struck, em São Bento do Sul-SC, foi construída por Guilherme Thomas, avô materno do atual proprietário.
IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Nome atribuído: Edificações e Núcleos Urbanos e Rurais relacionados com a imigração em Santa Catarina – Casa Struck, Waldemiro, em Bela Aliança
Localização: Estrada D. Francisca – n° 9.135 – Bela Aliança – São Bento do Sul-SC
Número do Processo: 1548-T-2007
Livro do Tombo Arqueológico, Etnográfico e Paisagístico: Inscrito em 09/2015
Livro do Tombo Histórico: Inscrito em 09/2015
Livro do Tombo Belas Artes: Inscrito em 09/2015
Santa Catarina – Roteiros Nacionais de Imigração
Descrição: Segundo depoimento oral do Sr. Waldemiro, que atualmente mora na casa com a mulher, Sra. Elzira, a casa foi construída por Guilherme Thomas, avô materno do atual proprietário. Foi ele quem fez, artesanalmente, vários dos móveis que até hoje estão na casa. Em 1904, o Sr. Thomas doou parte do terreno que era de sua propriedade para a construção de uma escola local, conhecida hoje como Escola do Km 75.
Construída em alvenaria autoportante de tijolos aparentes, a casa destaca-se pelo esmero da colocação dos tijolos, volumetria e singularidade no tratamento dos elementos de madeira: da porta principal, finamente trabalhada, até o conjunto de esquadrias, o assoalho, o forro e o mobiliário.
A casa apresenta corredor central (traço construtivo característico das construções de imigrantes do planalto catarinense) e conjuga-se com os ranchos, formando conjunto que abriga os moradores e serve também, nos fundos, de abrigo aos animais domésticos.
O lote rural encontra-se igualmente preservado. O conjunto de ranchos, a implantação no lote, a existência de jardim e horta, criação de animais e pequena produção agrícola também conferem singularidade à propriedade.
Fonte: UDESC.
FCC – Fundação Catarinense de Cultura
Número do Processo: 218/2000
Decreto de Tombamento: n° 5.922, de 21/11/2002.
Descrição: Casa em alvenaria auto-portante aparente, com 5 vãos frontais. Conjunto dividido em dois blocos, recobertos por telhados de duas águas de inclinação acentuada e com telhas tipo rabo de castor. Empena de alvenaria. Pisos com tábuas largas. Aberturas verticalizadas, com verga reta. Janelas com pingadeiras em tijolos maciços chanfrados. Sótão usado como quarto e depósito. No interior da casa há móveis e portas fabricados artesanalmente pelo construtor.
Havia, acima da porta principal, uma bandeira com desenho singular de madeira trabalhada, hoje substituída por vidro.
Construída por Guilherme Thomas, avô materno de Waldemiro. Marceneiro habilidoso, veio da Alemanha em uma das primeiras levas de imigrantes. Em 1904, o Sr. Thomas doa parte do seu terreno para a construção de uma escola, conhecida como Escola Km75.
Fonte: Prefeitura Municipal.
FOTOS:
MAIS INFORMAÇÕES:
UDESC
Dossiê de Tombamento – Roteiro Nacional da Imigração – vol. 1
Dossiê de Tombamento – Roteiro Nacional da Imigração – vol. 2