São Carlos – Edifício Euclides da Cunha
O Edifício Euclides da Cunha, atual Câmara Municipal de São Carlos-SP, foi tombado por seu valor cultural para o município.
CONDEPHAAT – Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico
Nome Atribuído: Antiga Câmara e Fórum, atual Edifício Euclides da Cunha
Localização: R. Sete de Setembro, n° 2078 – São Carlos-SP
Processo de Tombamento: Processo de Tombamento n° 25013/86
Resolução de Tombamento: Decreto de Tombamento n° SC-48, de 19/12/2019 – publicada no DOE de 21/12/2019, p. 80 e 83
Descrição: O conjunto de edifícios de São Carlos apresentam características arquitetônicas que expressam o partido eclético das cidades da Primeira República, além de representarem as formas de morar, os lugares de ensino e de lazer do período histórico do ciclo cafeeiro no Estado de São Paulo.
Fonte: Condephaat.
Prefeitura Municipal de São Carlos
FPMSC – Fundação Pró-Memória de São Carlos
Nome Atribuído: Edifício Euclides da Cunha – Câmara Municipal
Localização: R. Sete de Setembro, n° 2078 – São Carlos-SP
Descrição: No ano 1900 nessa data foi realizada a primeira audiência do juiz de Direito no Fórum da Comarca, em cujo prédio funcionava também a Cadeia Pública da cidade. Com projeto elaborado pelo arquiteto francês Victor Dubugras, a construção foi comandada pelo mestre de obras Attilio Picchi. Os presos foram transferidos da antiga para a nova cadeia no dia 21 do mesmo mês.
O prédio alteraria significativamente seu uso a partir da década de 1950, quando foi reformado e passou a abrigar a Câmara Municipal, recebendo em 1960 a denominação de Edifício Euclides da Cunha.
Fonte: Câmara Municipal de São Carlos.
Descrição: A primeira sessão da Câmara Municipal de São Carlos data de 15 de setembro de 1865. Foi o Major Joaquim Roberto Rodrigues Freire o seu primeiro presidente. Como não havia um prédio para sediar os trabalhos, os vereadores foram empossados na residência do Tenente-coronel Antônio Carlos de Arruda Botelho. Era ainda a Vila de São Carlos do Pinhal e a Câmara funcionou em residências até ocupar seu primeiro prédio oficial em 22 de outubro de 1884.
O primeiro edifício da Câmara localizava-se na Praça Coronel Salles fazendo frente com o atual São Carlos Clube. Permaneceu ali até 1921, ano em que foi adquirido o palacete onde residiu o Conde do Pinhal, que então passou a sediar o Legislativo.
A mudança para o atual prédio se deu em 1952, quando era presidente o Dr. Aldo de Cresci. Antes da Câmara ocupar o Edifício Euclides da Cunha, Entre os anos 1970 e início dos 80 no andar térreo funcionou a Delegacia Seccional de Polícia, o Departamento de Ordem Política e Social (DOPS) e o Museu Histórico e Pedagógico Cerqueira César.
A denominação do prédio, decidida em 1960, foi uma homenagem ao autor de “Os Sertões”, que residiu na cidade na época em que o prédio foi construído (1900). Euclides da Cunha acompanhava, como engenheiro do Estado, a construção do prédio do Grupo Escolar Coronel Paulino Carlos. Por um curto período, a sede da Câmara abrigou também o Museu Histórico e Pedagógico Cerqueira César.
O prédio, projetado pelo arquiteto francês radicado no Brasil, Victor Dubugras, está em processo de tombamento pelo Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico e Ambiental de São Carlos e está entre os prédios declarados de interesse histórico pelo município.
Fonte: IBGE.
CONJUNTO:
São Carlos – Antiga Casa do Visconde de Cunha Bueno
São Carlos – Antiga Sede da Societá Dante Alighieri
São Carlos – Antigo Jardim Público
São Carlos – Edifício Euclides da Cunha
São Carlos – E.E.P.G. Eugênio Franco
São Carlos – Estação Ferroviária
São Carlos – Palacete Bento Carlos de Arruda Botelho