São Cristóvão – Igreja de Nossa Senhora de Nazaré
A Igreja de Nossa Senhora de Nazaré é uma edificação de arquitetura religiosa do século XVIII, situada na Fazenda Itaperoá.
SeCult-SE – Secretaria de Estado da Cultura de Sergipe
Nome atribuído: Igreja de Nossa Senhora de Nazaré
Localização: Fazenda Itaperoá – São Cristóvão-SE
Resolução de Tombamento: Decreto nº 6.128, de 06 de janeiro de 1984
Livro do Tombo Geral: Inscr. fls. 7
Descrição: Arquitetura religiosa do século XVIII, situada na zona rural Fazenda Itaperoá. Propriedade do Sr. Raimundo Juliano.
Fonte: SeCult-SE.
Descrição: Outra capela que se enquadra no mesmo tipo é a Capela de Nossa Senhora de Nazaré, localizada na Fazenda Itaperoá – nome pelo qual é mais conhecida – no município de São Cristóvão/SE. Essa capela possui apenas tombamento estadual, pelo Decreto nº 6.128 de 6 de janeiro de 1984, com inscrição no Livro do Tombo nº01, geral, folha 7. Datada do século XVIII, é o único vestígio que resta do engenho de açúcar.
O partido adotado nessa capela rural não foge ao que já foi observado anteriormente, porém ao invés de galerias laterais e alpendres, ela possui corredores laterais, que serviam apenas como ligação de ambientes, com aberturas para o exterior, que muito provavelmente eram vedadas com esquadrias.
Fonte: Tamyres Fontenele de Freitas Oliveira.
FOTOS:
MAIS INFORMAÇÕES:
Tamyres Fontenele de Freitas Oliveira
é preciso que o iphan de São Cristóvão SE busque colocar no mapa de turismo essa linda igreja que se encontra esquecida pelo iphan, prefeito e veriadores juntamente do govarnador de Sergipe.
Uma vergonha que um patrimônio histórico que foi doado pelos herdeiros de minha pentavó com o seu segundo marido, que era irmão de seu genro, e ao venderem o Engenho, doaram a Igreja ao Estado ou ao Município de Sergipe e o Governo deixou este belo patrimônio ficar em ruínas!!! É um descaso para nós brasileiros!!! O IPHAN de São Cristóvão/ SE, deveria restaurá-lo imediatamente. Será que nossos políticos não têm interesse algum de restaurar a beleza arquitetônica de nosso patrimônio ??? Isabella Corrêa Lima