São Paulo – Edifícios Paulicéia e São Carlos do Pinhal


Imagem: Condephaat

Os Edifícios Paulicéia e São Carlos do Pinhal, em São Paulo-SP, foram projetados por Jacques Pilon e Giancarlo Gasperini. Foram inaugurados em 1958.

CONDEPHAAT – Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico
Nome atribuído: Imóvel Av. Paulista, nº 960 e R. São Carlos do Pinhal, nº 345
Localização: Av. Paulista, nº 960 e R. São Carlos do Pinhal, nº 345 – São Paulo-SP
Número do Processo: 52840/05
Resolução de Tombamento: Resolução SC 11, de 11/03/2010
Publicação do Diário Oficial: D.O.E. 15/05/2010
Caráter do tombamento – Histórico e Arquitetônico

Descrição: O projeto dos edifícios Paulicéia e São Carlos do Pinhal é de autoria dos arquitetos Jacques Pilon e Giancarlo Gasperini, sendo construído pela Companhia Construtora Pederneiras. Foi inaugurado em 1958 e se configura como exemplar de arquitetura moderna, que representa um momento de intensa transformação das formas de ocupação da Av. Paulista, que ia perdendo as feições do período cafeeiro, caracterizado por seus casarões. Além disso, se insere no processo de mudanças na gestão urbana e na ocupação dos espaços públicos e privados na Cidade de São Paulo.
Fonte: Processo de Tombamento.

CONPRESP – Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo
Nome atribuído: Edifícios Paulicéia e São Carlos do Pinhal
Resolução de Tombamento: Resolução 28/17

Descrição: Considerando a importância histórica, arquitetônica, e urbanística do Edifício Pauliceia e do Edifício São Carlos do Pinhal objeto deste tombamento, projetados pelo arquiteto Jacques Pilon, com colaboração do arquiteto Giancarlo Gasperini, como relevante marco arquitetônico da experiência inovadora de verticalização das bordas da avenida Paulista nos anos 50;
Considerando o valor arquitetônico do conjunto formado pelo Edifício Pauliceia e Edifício São Carlos do Pinhal em seus aspectos técnicos, estéticos e construtivos, cuja implantação e execução demonstram estudos criteriosos na adoção de suas soluções inovadoras; e
Considerando o valor paisagístico da implantação do conjunto formado pelo Edifício Pauliceia e Edifício São Carlos do Pinhal no lote e sua integração visual com a rua.
Fonte: Processo de Tombamento.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
wikipedia
archdaily
arquivo.arq


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *