Timon – Ponte José Luis Ferreira


Imagem: Cientista Lima

A Ponte José Luis Ferreira, que liga Teresina-PI a Timon-MA, foi tombada por sua importância nacional.

IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Nome Atribuído: Ponte José Luis Ferreira
Outros Nomes: Ponte Metálica João Luis Ferreira
Localização: Liga Teresina, no Estado do Piauí, a Timon, no Maranhão – Timon-MA
Processo de Tombamento: 1300-T-89
Decreto de Tombamento:
Livro do Tombo Histórico: Inscrição n° 592, vol. 2, folha 97, em 03/03/2011
Livro do Tombo Arqueológico, Etnográfico e Paisagístico: Inscrição n° 147, folha 56, 03/03/2011

Descrição: De acordo com o IPHAN, a Ponte Metálica foi inaugurada na década de 30 sob o Rio Parnaíba e liberada para tráfego de veículos na década de 70. Nos anos 90, a ponte foi tombada como patrimônio cultural da União.
Fonte: Prefeitura Municipal.

Histórico do município: A cidade de Timon foi originada a partir da povoação de terras que limitavam São José das Cajazeiras. Esse pequeno povoado, mais tarde, foi elevado à categoria de Vila, através do Decreto N.º 50, de 22 de dezembro de 1890, assinado pelo então primeiro-vice Governador do Estado do Maranhão, o Bacharel José Vianna Vaz. O povoado passou, a partir de então, a ser chamado Vila de Flores, tendo seus limites discriminados um ano depois por José Vianna Vaz através do Decreto N.º 61, de 02 de fevereiro de 1891.

Três anos depois, no entanto, devido ao fato de Flores não possuir uma infraestrutura que atendesse às exigências básicas para funcionar como Vila, como prédios públicos onde se pudesse alocar a Câmara do Júri e cadeia pública, o Decreto N.º 50 foi anulado pelo então Governador, o Bacharel Alfredo da Cunha Martins, através da Lei N.º 38 de 1º de maio de 1893. Somente em 05 de março de 1896, a lei N.º 123, assinada por Manoel Ignácio Belfort Vieira, Governador do Estado do Maranhão, restabelecia o termo judiciário de Flores, que voltou assim à condição de vila. Agora, Flores atendendo às exigências legais, prevalecendo Decreto N.º 50 de 22 de dezembro de 1890.

De Flores a Timon Foi em 1922, na administração do Coronel Ribeiro Albuquerque, que a Vila passou a cidade, através da Lei N.º 1139, quando governava o Estado o Dr. Godofredo Mendes Vianna. Foi nessa época que o Coronel Firmo Pedreira doou para o patrimônio da cidade a área de um quilômetro quadrado de terra, onde se edificou o primeiro templo católico – uma capela de pedra, edificada pelo próprio Coronel José Ribeiro de Albuquerque.
Fonte: Prefeitura Municipal.


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *