A Igreja São Gervásio e São Protásio, em Urussanga-SC, foi inaugurada em 1912, construída em pedra arenito, pelos imigrantes italianos que colonizaram a região.
IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Nome atribuído: Edificações e Núcleos Urbanos e Rurais relacionados com a imigração em Santa Catarina – Igreja São Gervásio e São Protásio
Localização: Rod. Anes Gualberto, s/n (ao lado da Associação Comunitária do Rio Maior) – Rio Maior – Urussanga-SC
Número do Processo: 1548-T-2007
Livro do Tombo Histórico: Inscrito em 09/2015
Livro do Tombo Belas Artes: Inscrito em 09/2015
Santa Catarina – Roteiros Nacionais de Imigração
FCC – Fundação Catarinense de Cultura
Nome atribuído: Igreja de São Gervásio e São Protásio
Número do Processo: 197/2000
Decreto de Tombamento: n° 3.464, de 23/11/2001
Descrição: Importantíssimo exemplar da arquitetura religiosa em cantaria de pedra, único representante em seu gênero no Estado. Construída em 1912, com o campanário isolado, possui fachada principal com porta central de verga reta, e sobre esta, um arco. O frontão rebocado e pintado de branco possui óculo central e pináculos em pedra na marcação de seus vértices. Seu interior já foi possuidor de pinturas murais de diversificado colorido. Hoje, encontra-se pintado de branco reforçando as características despojadas do templo.
Fonte: FCC.
Descrição: Única do gênero no Estado de Santa Catarina, inaugurada em 1912, construída em pedra arenito, pelos imigrantes italianos que colonizaram a região. A devoção dos imigrantes italianos vindos da cidade de Erto Casso, aos Santos: São Gervásio e São Protásio, aliados a cultura do trabalho a base da pedra, fez a diferença na construção da igreja. A obra foi finalizada em 1912 e guarda a tradição e a beleza esculpidas nas pedras de rebolo. Um local que deve ser visitado.
Fonte: Prefeitura Municipal.
Descrição: A proteção estadual no município de Urussanga vem preservar o legado construído pelo imigrante ítalo-brasileiro, nas dimensões urbana e rural. Embora tenha se iniciado como um núcleo da Colônia Azambuja, Urussanga tornou-se o mais expressivo centro urbano da cultura italiana no Estado. Na área urbana, o valor patrimonial encontra-se sedimentado na praça principal, núcleo original, espelho da miscigenação ocorrida com a forma luso-brasileira de construir, influenciada pelo centro de importância regional que foi Laguna.
Embora de caráter singelo, a arquitetura traduz um quadro evolutivo, que vai desde unidades expressivas da cultura italiana como os sobrados austeros com enquadramentos de pedra, passando por unidades próprias do ecletismo, com ornamentos, arrematados por platibandas balaustradas. Mesmo apresentando esta heterogeneidade de linhas arquitetônicas, o conjunto de edificações possui uma volumetria e um gabarito ainda uniforme, sendo a praça o agente conformador deste espaço urbano, palco da vida social em todas as suas dimensões, devendo sobre ela também estender a proteção do tombamento estadual.
Entretanto, é na área rural que encontramos a mais genuína representação da forma de construir dos imigrantes italianos. São casas térreas e sobrados de pedra rebocados ou não, na sua maioria localizados ao longo de estradas que ligam os municípios de colonização italiana no sul do Estado. Ao longo da SC 446, no distrito de Rio Maior, ao norte de Urussanga, encontra-se o maior número de edificações do gênero.
Fonte: FCC.
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UDESC
Dossiê de Tombamento – Roteiro Nacional da Imigração – vol. 1
Dossiê de Tombamento – Roteiro Nacional da Imigração – vol. 2