Volta Redonda – Cine 9 de Abril
O Cine 9 de Abril em Volta Redonda-RJ foi tombado por sua importância cultural para a cidade e para o estado.
INEPAC – Instituto Estadual do Patrimônio Cultural
Nome Atribuído: Cine 9 de Abril
Localização: Rua 14 – Volta Redonda-RJ
Processo de Tombamento: E-03/18.147/88
Tombamento Provisório: 18.01.1989
Tombamento Definitivo:
Prefeitura Municipal de Volta Redonda-RJ
Nome Atribuído: Cinema Nove de Abril
Localização: Rua 14, s/n – Bairro Vila Santa Cecília – Volta Redonda-RJ
Proprietário: Sociedade sem fins lucrativos
Tipo de Bem: Histórico-arquitetônico
Processo de Tombamento: Decreto nº 2.070, de 06/11/1985
Livro do Tombo Histórico: Inscrição n° 001
Descrição: O Clube de Funcionários da Companhia Siderúrgica Nacional é proprietário deste cinema no centro de Volta Redonda, batizado em homenagem à data da fundação da CSN. Foi projetado pelos arquitetos de Volta Redonda, Glauco do Couto Oliveira e Ricardo Tonumasi e inaugurado em 1950. Edificação de dois pavimentos, projetada com a linguagem arquitetônica moderna típica da década de 1950, com 1.650 m² de área construída. Um corpo sólido se projeta sobre os pilotis, liberando o pavimento térreo e criando um vasto espaço público. Mesmo o mobiliário, lustres, revestimento de pilares, paredes, pisos e tetos, bem como a utilização de cores, texturas e materiais variados atestam a apropriação do vocabulário modernista, em voga durante a construção de Brasília. Com capacidade para 1.505 lugares, foi considerado pela imprensa do Rio de Janeiro um dos cinco melhores cinemas do Brasil – inclusive no que se refere às qualidades acústicas.
Fonte: Inepac.
Descrição: Considerada a maior sala de projeção da América Latina, a história do Cinema Nove de Abril se confunde com a da cidade de Volta Redonda. Projetado pelos arquitetos Ricardo Tommasi e Glauco do Couto Oliveira e inaugurado em 1959, o cinema tem capacidade para 1505 espectadores. Foi construído pela CSN, utilizando arrojadas linhas modernas para a época, ele tinha a finalidade de levar cultura e entretenimento para toda população.
Fonte: Prefeitura Municipal.
Histórico do Município: Corria o ano de 1727, quando os jesuítas, após demarcarem a Fazenda Santa Cruz, na baixada que ainda hoje guarda este nome, cruzaram a Serra do Mar abrindo caminho para a colonização do Médio Vale do Paraíba. No ano seguinte foi aberta uma estrada ligando Rio de Janeiro a São Paulo.
Somente em 1744, no entanto, os primeiros desbravadores denominaram a curiosa curva do Rio Paraíba do Sul, de Volta Redonda, quando a região era explorada apenas por garimpeiros em busca de ouro e pedras preciosas.
Grandes fazendas foram instaladas na região, com alguns nomes que ficaram até hoje, como Três Poços, Belmonte, Santa Cecília, Retiro e Santa Rita. Entre 1860 e 1870, a navegação pelo Rio Paraíba do Sul viveu seu período áureo entre Resende e Barra do Piraí. Ao mesmo tempo, os trilhos da Estrada de Ferro D. Pedro II chega à Barra do Piraí e Barra Mansa.
Por volta de 1875, o povoado de Santo Antônio de Volta Redonda começa a ter grande impulso, contando perto de duas dezenas de estabelecimentos comerciais. As primeiras aspirações de autonomia do lugarejo surgem em 1874, quando os moradores pleiteiam a elevação do povoado à categoria de freguesia Somente no ano de 1926 Volta Redonda conseguiria o seu estabelecimento definitivo como oitavo distrito de Barra Mansa.
Em 1941 tem início o ciclo de industrialização de Volta Redonda, escolhida como local para instalação da Usina Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), em plena II Guerra Mundial, marcando as bases da industrialização brasileira.
Este interessante acidente geográfico – a volta redonda – que havia sido berço de nações indígenas como a dos Puris e Acaris, que teve a presença de grandes exploradores, barões do café, escravos, barqueiros e agricultores, cedia lugar aos operários vindos das mais diversas regiões. Seus novos moradores perceberam a desvantagem da dependência do distrito para com o município-sede em 1954. Após uma série de marchas políticas, Volta Redonda conquista sua emancipação em 17 de julho, marcando um novo ciclo no desenvolvimento de sua história. Em 1973, o município foi considerado Área de Segurança Nacional, situação que prevaleceu até 15 de novembro de 1985, quando foram restabelecidas as eleições diretas para prefeito.
Fonte: Prefeitura Municipal.
MAIS INFORMAÇÕES:
–